Foto: Danilo Martins/OBemdito
A semana começa com calor intenso e possibilidade de chuva em Umuarama. Nesta segunda-feira (23), a temperatura pode chegar aos 35°C, com aumento da instabilidade ao longo do dia.
De acordo com o Simepar, a manhã começou com tempo mais aberto, mas a previsão indica pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. A sensação térmica já se aproxima dos 30°C, com umidade elevada e ventos fracos a moderados.
Ao longo do dia, o calor combinado com a entrada de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade. Em Umuarama, há possibilidade de chuva irregular, com volumes baixos em alguns períodos, mas sem descartar ocorrências mais intensas de forma isolada.
No restante do Paraná, a instabilidade ocorre após a passagem de uma frente fria pelo oceano. Apesar de o sistema já ter se afastado, outro sistema frontal influencia o estado e mantém o risco de tempestades neste início de semana.
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a intensificação de um sistema de baixa pressão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul contribui para a entrada de calor e umidade vindos da região amazônica, criando um ambiente propício para temporais.
No domingo (22), a chuva foi intensa em várias regiões do estado. Os maiores acumulados foram registrados em cidades como Mangueirinha (109,4 mm), Candói (97 mm) e São Mateus do Sul (68,4 mm). Rajadas de vento também foram registradas, com destaque para Cascavel (54,4 km/h), Cianorte (52,2 km/h) e Maringá (53,6 km/h).
A previsão indica que o risco de tempestades é maior entre a tarde e a noite, especialmente no interior do estado. No Noroeste, onde está Umuarama, as ocorrências tendem a ser mais pontuais, mas podem vir acompanhadas de chuva forte e rajadas de vento.
Na terça-feira (24), o cenário se mantém semelhante, com calor e possibilidade de temporais isolados. As temperaturas seguem elevadas no interior, com máximas próximas dos 34°C no Noroeste.
A partir de quarta-feira (25), a chuva começa a perder força em parte do estado, e na quinta-feira (26) a tendência é de tempo mais estável, com predomínio de sol em várias regiões.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas meteorológicos, que podem ser enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo número 40199, com o envio do CEP.
(OBemdito com Simepar e AEN)
A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…
Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…
A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…
A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…
Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…
Este site utiliza cookies
Saiba mais