Umuarama

Semana começa com calor de até 35°C e risco de tempestades em Umuarama e região

A semana começa com calor intenso e possibilidade de chuva em Umuarama. Nesta segunda-feira (23), a temperatura pode chegar aos 35°C, com aumento da instabilidade ao longo do dia.

De acordo com o Simepar, a manhã começou com tempo mais aberto, mas a previsão indica pancadas de chuva principalmente entre a tarde e a noite. A sensação térmica já se aproxima dos 30°C, com umidade elevada e ventos fracos a moderados.

Ao longo do dia, o calor combinado com a entrada de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade. Em Umuarama, há possibilidade de chuva irregular, com volumes baixos em alguns períodos, mas sem descartar ocorrências mais intensas de forma isolada.

No Paraná

No restante do Paraná, a instabilidade ocorre após a passagem de uma frente fria pelo oceano. Apesar de o sistema já ter se afastado, outro sistema frontal influencia o estado e mantém o risco de tempestades neste início de semana.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a intensificação de um sistema de baixa pressão entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul contribui para a entrada de calor e umidade vindos da região amazônica, criando um ambiente propício para temporais.

No domingo (22), a chuva foi intensa em várias regiões do estado. Os maiores acumulados foram registrados em cidades como Mangueirinha (109,4 mm), Candói (97 mm) e São Mateus do Sul (68,4 mm). Rajadas de vento também foram registradas, com destaque para Cascavel (54,4 km/h), Cianorte (52,2 km/h) e Maringá (53,6 km/h).

A previsão indica que o risco de tempestades é maior entre a tarde e a noite, especialmente no interior do estado. No Noroeste, onde está Umuarama, as ocorrências tendem a ser mais pontuais, mas podem vir acompanhadas de chuva forte e rajadas de vento.

Na terça-feira (24), o cenário se mantém semelhante, com calor e possibilidade de temporais isolados. As temperaturas seguem elevadas no interior, com máximas próximas dos 34°C no Noroeste.

A partir de quarta-feira (25), a chuva começa a perder força em parte do estado, e na quinta-feira (26) a tendência é de tempo mais estável, com predomínio de sol em várias regiões.

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas meteorológicos, que podem ser enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro pode ser feito gratuitamente pelo número 40199, com o envio do CEP.

(OBemdito com Simepar e AEN)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

2 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

2 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

3 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

3 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

3 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais