Umuarama

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência empossa novos membros para biênio 2026-2028

O Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) empossou novos conselheiros e elege a diretoria para o biênio 2026-2028 nesta terça-feira (17), em Umuarama. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, e do procurador do Ministério Público do Trabalho, André Vinicius Melatti.

O novo presidente eleito é Renato de Lima Cardoso, representante da sociedade civil. Ele tem cegueira total, é aluno da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e atua no Projeto Super Ação da Apae, com apoio da Usina Santa Terezinha. A vice-presidência será ocupada por Anne Tatila Borges, psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social e representante governamental.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é formado por 16 membros titulares e igual número de suplentes, com composição paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil.

Entre as atribuições do colegiado estão deliberar sobre políticas públicas, fiscalizar ações voltadas às pessoas com deficiência, administrar o fundo municipal da área e receber denúncias sobre violações de direitos.

Durante a solenidade, a secretária Maria Luisa Bertoco destacou o trabalho da gestão anterior e afirmou que a administração municipal seguirá apoiando as atividades do conselho.

O procurador André Melatti também colocou o Ministério Público do Trabalho à disposição para colaborar com ações voltadas à inclusão no mercado de trabalho.

A ex-presidente Gilclece Jovelino Vieira Rocha agradeceu aos conselheiros da gestão anterior e desejou sucesso aos novos integrantes. Os membros que encerraram o mandato receberam certificados de reconhecimento.

(Com informações e fotos PMU)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Por que Ratinho Junior, aclamado pelos paranaenses, não conseguiu fazer seu sucessor?

A eleição de Sergio Moro (PL) para o governo do Paraná ainda no primeiro turno…

25 minutos ago

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP passa a oferecer crédito do PNMPO para empreendedores

Produto pode ser contratado por pessoas jurídicas do porte MEI e ME

34 minutos ago

Ratinho Junior parabeniza Moro e promete transição responsável no Paraná

O governador licenciado Ratinho Junior (PSD) parabenizou Sergio Moro (PL) pela vitória no primeiro turno…

54 minutos ago

Nível do Rio Piquiri sobe e balsa entre Terra Roxa e Francisco Alves é paralisada

A travessia por balsa do Rio Piquiri está paralisada devido ao aumento do nível da…

1 hora ago

Abstenção chega a 33,4 milhões no 1º turno das eleições e bate recorde

A abstenção no primeiro turno das Eleições 2026 chegou a 33,4 milhões de eleitores no…

2 horas ago

Palio que capotou em Umuarama é flagrado na contramão e em alta velocidade; veja o vídeo

Um Fiat Palio Weekend que capotou na manhã desta segunda-feira (5), em Umuarama, foi flagrado…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais