Foto: Agência Brasil
Uma greve dos professores do Paraná pode começar no dia 23 de março, caso não haja avanço nas negociações entre a categoria e o governo estadual. A decisão foi aprovada neste sábado (14) durante uma assembleia extraordinária realizada de forma on-line.
Professores e funcionários da rede pública estadual estabeleceram o dia 20 de março como prazo para que o governo apresente propostas em relação às reivindicações da categoria, que têm como foco principal questões salariais.
A assembleia foi convocada pela APP-Sindicato e contou com a participação da presidente da entidade, Walkiria Mazeto.
Segundo a dirigente, as negociações com o governo estão em andamento, mas a categoria cobra rapidez na tramitação das propostas.
Entre os principais pontos da pauta da greve está a reposição anual das perdas inflacionárias, conhecida como data-base. A categoria reivindica um índice de 12,84%, referente a perdas acumuladas entre agosto de 2023 e abril de 2025.
Outras demandas incluem a reforma da carreira com equiparação salarial entre professores, correção das tabelas salariais, enquadramento por tempo de serviço para funcionários de escola e reposição salarial para aposentados.
Também está entre as reivindicações a aprovação de uma lei que garanta correção específica para aposentados sem paridade e a fixação do desconto previdenciário apenas para aposentados que recebem acima do teto do INSS.
Caso as negociações não avancem, a categoria já definiu um calendário de mobilizações.
Na segunda-feira (16), está prevista uma vigília em frente à Assembleia Legislativa do Paraná. Já na terça-feira (17), professores e funcionários da educação devem realizar uma mobilização em frente ao Palácio Iguaçu.
Se não houver acordo até o prazo definido, a paralisação da rede estadual de ensino deve começar oficialmente no dia 23 de março.
Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…
O senador Sergio Moro (PL) permanece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná. No…
Na hora de realizar uma mudança residencial, comercial ou contratar um serviço de transporte, contar…
Onze meses após a chacina que deixou quatro homens mortos em uma propriedade rural de…
Uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar do…
A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (7) um prêmio acumulado de R$ 38 milhões. Apostas podem…
Este site utiliza cookies
Saiba mais