Foto: Assessoria PMU
Nesta segunda-feira (22), a Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações referentes ao ‘Dia D’ de combate à dengue em Umuarama. Na última semana, o número de notificações de suspeitas da doença subiu de 110 para 123, enquanto chegou a 10 o total de casos positivos registrados a partir de agosto deste ano.
“A situação está aparentemente sob controle, mas não devemos relaxar. Qualquer descuido pode resultar em proliferação do mosquito transmissor e aumento dos casos”, alertou o coordenador da Vigilância Ambiental no município, Carlos Roberto da Silva.
A programação iniciou na unidade de saúde do Parque Jabuticabeiras às 8h30 de segunda, com recreação (tapete interativo da dengue distribuição de pipoca e algodão-doce) e panfletagem em todo o entorno. A partir das 14h começou a distribuição de panfletos educativos e desenhos para as crianças pintarem, nos semáforos da região central, tendo a dengue como tema.
Na terça (23), as atividades começam às 8h30 na UBS Guarani/ Anchieta (recreação para crianças e panfletagem) e a partir das 14h haverá ação conjunta com agentes de endemias, educação em saúde e alunos de Técnico em Enfermagem da Escola Estadual Hilda Kamal, um mutirão para limpeza do entorno do Lago Aratimbó.
Quarta-feira (24), na UBS San Remo, haverá recreação e panfletagem e às 14h mutirão de limpeza com agentes de endemias e alunos de Técnicos em Enfermagem no Bosque dos Xetá; quinta-feira, 25, atividade na UBS Panorama e a partir das 13h30 remoção de criadouros do mosquito da dengue no Cemitério Municipal.
Sexta-feira (26), as atividades serão na UBS Posto Central pela manhã. Às 14h haverá capacitação para agentes de combate a endemias (melhoria na qualidade do trabalho de campo. “Teremos ainda alongamento com a Secretaria de Esporte e Lazer e palestra para o servidor sobre ética, conduta, importância e a lei 018/92 com a Juvani Cirino Gonçalves, assistente administrativo, bacharel em Direito e coordenadora do Programa Família Acolhedora”, acrescentou Carlos Roberto.
O ‘Dia D’ será na Praça Arthur Thomas no sábado (27), a partir das 8h30. Estão previstas exposições de fotos do Projeto “Orquídeas” e das vistorias realizadas com drone; tenda de prevenção da dengue com microscópio e informações; moldura para fotos com tema Aedes aegypti e #denguenão; tapete interativo da dengue, banner com slogan da campanha e decoração da praça com balões pretos e brancos.
Em parceria com Smel também haverá recreação para as crianças e alongamento para os idosos, além de jogos e entretenimento (cama elástica, algodão-doce, pintura e atividades diversas). O tema da campanha deste ano é “O mosquito da dengue não está de quarentena” e a equipe da Vigilância Ambiental também pretende veicular um vídeo com informações do “dia d” nas redes sociais, UBS e escolas do município.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais