Umuarama

Proerd inicia trabalho de prevenção às drogas e à violência em escolas de Umuarama

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) iniciou mais uma temporada de trabalho junto aos alunos da rede municipal de Umuarama. A Polícia Militar do Paraná (PMPR) é responsável pela iniciativa, em parceria com as escolas do município e as famílias. O objetivo é prevenir a violência no ambiente escolar e na rotina dos alunos.

Com a missão de orientar crianças e adolescentes na prevenção ao uso de drogas e à prática da violência, o programa fortalece valores como respeito, responsabilidade e cidadania. “Em nossa cidade, neste ano de 2026, estarão envolvidas mais de 50 turmas, totalizando 1.250 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental”, informou a secretária da Educação, Letícia Labiak Pereira.

Durante os encontros semanais, os alunos aprendem, de forma dinâmica e participativa, como tomar decisões seguras, lidar com a pressão dos colegas, desenvolver a autoestima e resolver conflitos de maneira pacífica. A aula inaugural do programa aconteceu na Escola Municipal Paulo Freire.

As aulas são ministradas por um policial instrutor capacitado, que utiliza atividades interativas, diálogos, histórias e reflexões para aproximar os temas da realidade dos estudantes. Além disso, o projeto reforça a importância da família e da escola como base de apoio na formação de crianças conscientes e preparadas para fazer boas escolhas.

Ao final do programa é realizada uma formatura especial, momento marcante que celebra o compromisso dos alunos em dizer “não” às drogas e à violência e “sim” à vida, ao respeito e aos sonhos.

“Acreditamos que iniciativas como o Proerd contribuem significativamente para a formação integral de nossos estudantes, promovendo conhecimentos, valores e atitudes que farão a diferença em seu presente e futuro”, destacou o prefeito Fernando Scanavaca.

“Em nosso governo, iniciativas como essa – voltadas ao bem da população, especialmente das crianças e adolescentes – terão sempre o nosso apoio”, assegurou.

Leia também: Umuarama lança projeto que planta árvores para cada criança nascida na cidade.

(OBemdito com informações da Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

7 minutos ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

34 minutos ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

53 minutos ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

1 hora ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

2 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais