Esporte

Cármen Lúcia libera participação de atleta trans em torneio de vôlei feminino em Londrina

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou a participação de uma atleta transgênero em um torneio de vôlei feminino. O impasse ocorreu após a Câmara de Vereadores de Londrina aprovar uma lei que proibiu a participação de atletas transgêneros em competições esportivas na cidade.

Tiffany Abreu disputaria os jogos das semifinais da Copa Brasil de vôlei feminino neste final da semana em Londrina.

A decisão da ministra foi proferida nesta sexta-feira (27) após a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recorrer ao Supremo para pedir a suspensão da lei municipal. A jogadora Tiffany faz parte da equipe do Osasco São Cristóvão Saúde, que tem partida marcada para esta sexta-feira (27) contra o Sesc RJ Flamengo, no ginásio do Moringão, na cidade paranaense.

A ministra entendeu que a norma não está de acordo com a Constituição e representa retrocesso nas políticas de igualdade de gênero e de promoção da dignidade humana.

“Mostra-se fora de dúvida razoável que há possibilidade de se interpretar e fazer incidir o conteúdo da Lei Municipal n. 13.770/2024, o que geraria grande perplexidade e insegurança jurídica e social”, decidiu a ministra.

Apesar de liberar a participação de Tiffany e fazer considerações sobre a lei, Cármen Lúcia não declarou a inconstitucionalidade da norma. A ministra disse que ainda precisa avaliar se a reclamação constitucional, tipo de ação usada pela CBV, pode utilizada para suspender a lei municipal.

A ministra Cármen Lúcia entende que a lei municipal é um retrocesso nas políticas de igualdade de gênero e de promoção da dignidade humana – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Confederação pediu suspensão da lei

Ao pedir a suspensão da lei, a confederação disse que Tiffany já disputa a competição regulamente e seria prejudicada pela norma.

“No âmbito desportivo, cumpre informar que a atleta Tiffany está devidamente registrada e apta a atuar pelo Osasco na competição, tendo participado das últimas partidas sem qualquer intercorrência, observando-se os termos dos regulamentos e normas de registro editados pela CBV, que autorizam a participação de atletas trans nas competições nacionais, cumpridos os requisitos da política de elegibilidade da CBV”, argumentou a entidade.

Em nota, o Osasco São Cristóvão Saúde afirmou que Tifanny atua profissionalmente há mais de oito anos, tem conduta exemplar e cumpre rigorosamente os critérios médicos estabelecidos pela CBV.

“Nosso clube se pauta pelos valores do esporte, que agregam a inclusão, a diversidade e o respeito a todos os indivíduos. Apoiamos integralmente a nossa atleta e defendemos seu direito constitucional ao trabalho e ao exercício de sua profissão, livre de qualquer forma de discriminação”, declarou a equipe.

(OBemdito com informações da Agência Brasil)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Policiais flagram adolescente conduzindo moto perto de escola em Alto Piquiri

Durante patrulhamento, uma equipe da Polícia Militar (PM) do município de Alto Piquiri flagrou um…

7 horas ago

PM de Umuarama registra briga entre nora e sogros no Jardim América

Uma briga familiar mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na tarde desta terça-feira (25),…

7 horas ago

As últimas palavras em vida de Tayana Cristina: ‘A sedação foi muito forte’

Sob aplausos, lágrimas e um forte clima de inconformidade, familiares e amigos se despediram nesta…

8 horas ago

PM de Altônia prende homem após ameaças e ofensas contra sobrinhas e irmãs

Uma situação de violência doméstica de familiar resultou em ameaças e ofensas em Altônia na…

8 horas ago

PM de Umuarama recupera Gol furtado em Pérola poucas horas após o crime

A Polícia Militar (PM) recuperou um automóvel VW Gol com alerta de furto e prendeu…

8 horas ago

Furto: Bandidos invadem loja no centro de Cafezal do Sul e levam R$ 10 mil em roupas

Um crime de furto mobilizou a Polícia Militar (PM) na manhã desta terça-feira (25), por…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais