Sem categoria

Padre João é encardinado na Diocese de Umuarama após três anos de processo canônico

A Diocese de Umuarama oficializou a encardinação do padre João Henrique Santana, vigário da Paróquia São José Operário. O ato marca sua entrada definitiva no clero diocesano. Antes, ele integrava a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Conhecido como Frei João Henrique Santana, OFMCap., o sacerdote agora assume condição de padre diocesano. Assim, ele passa a colocar seu ministério a serviço da Igreja Particular. A Diocese confirmou a decisão por meio de nota oficial.

Segundo o comunicado, o processo levou cerca de três anos. Durante esse período, o padre percorreu caminho de discernimento e trâmites canônicos. Ao final, a Igreja concluiu a incardinação de forma oficial.

“Com alegria, anunciamos a incardinacão do Pe. João Henrique, vigário da paróquia São José Operário. Após um caminho de aproximadamente três anos de discernimento e processo canônico, ele passa a integrar oficialmente o clero diocesano.”

Segundo a Diocese de Umuarama, o sacerdote deixa a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e passa a integrar o clero diocesano.

“Antes membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Pe. João Henrique agora se torna sacerdote diocesano, sendo acolhido e aceito por Dom João em nossa Diocese. Rezemos por sua missão e ministério, para que Deus continue abençoando sua vocação e seu serviço à Igreja”, diz a nota da Diocese.

Além disso, a Diocese de Umuarama destacou o acolhimento do sacerdote. Dom João aceitou oficialmente o pedido de incardinação. Portanto, o padre deixa a vinculação religiosa anterior e assume vínculo direto com a diocese.

O que é ser encardinado

No Direito Canônico da Igreja Católica, incardinar significa vincular oficialmente um sacerdote ou diácono a uma diocese ou estrutura eclesiástica. O termo vem do latim incardinare, que significa pendurar em uma dobradiça. Assim, o ato estabelece ligação jurídica e pastoral estável.

Por fim, a Diocese de Umuarama reafirmou apoio ao novo sacerdote diocesano. A instituição declarou que o acolhe e roga ao Espírito Santo que continue a conduzir seus passos e sua missão.

Alex Nascimento

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

54 minutos ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

1 hora ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

2 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

2 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

2 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais