Paraná

Polícia Federal reforça canil regional de Guaíra com cadela vinda da Alemanha

A Polícia Federal reforçou, nesta terça-feira (10), o Canil Regional de Guaíra, no oeste do Paraná, com a chegada de uma nova cadela policial. A integrante, chamada Illa, veio da Alemanha e passa a atuar nas operações de combate ao crime na região de fronteira.

A solenidade de recebimento ocorreu na Delegacia da Polícia Federal em Guaíra. O evento reuniu representantes de forças policiais e militares que atuam de forma integrada na região. Além disso, participaram servidores da Receita Federal e da Polícia Federal de Brasília.

Entre as autoridades presentes estavam integrantes da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas e o chefe do Canil Central da Polícia Federal. A cerimônia marcou mais um passo no fortalecimento das ações de segurança na fronteira com o Paraguai.

A Polícia Federal afirma que o reforço ao canil regional integra um projeto previamente autorizado pela Justiça Federal de Guaíra. Assim, a iniciativa amplia a capacidade operacional das equipes especializadas.

Atuação conjunta entre instituições

Atualmente, a atuação conjunta entre instituições tem sido decisiva no enfrentamento ao tráfico de drogas e a crimes transfronteiriços. Dessa forma, o trabalho integrado tem permitido resultados expressivos na região.

Em 2025, a Polícia Federal em Guaíra apreendeu mais de 70 toneladas de entorpecentes. Esse volume, conforme a instituição, reflete a aplicação de técnicas adequadas e a cooperação entre os órgãos de segurança.

O Canil Regional exerce papel estratégico nessas operações. Os cães são empregados na repressão ao tráfico de drogas, na fiscalização de cargas e em ações de fronteira. Assim, contribuem para respostas mais rápidas e precisas.

Com a chegada de Illa, a Polícia Federal amplia sua capacidade de atuação operacional. A expectativa é que a nova integrante fortaleça ainda mais as ações de combate ao crime organizado.

Alex Nascimento

Recent Posts

Refém de ‘Dog Dog’ relata momentos de pânico no Norte do PR: “Nasci de novo”

O empresário Adriano Donizete de Oliveira estava em casa na manhã desta sexta-feira (21), em…

17 minutos ago

Imagens de drone mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir da PCPR pelo telhado de residência

Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…

49 minutos ago

Estudantes de Medicina da Unipar participam de ação pelo Dia da População em Situação de Rua

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…

1 hora ago

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

1 hora ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

2 horas ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais