Paraná

Corpo de Bombeiros capacita guarda-vidas civis voluntários para a região Noroeste

O Corpo de Bombeiros do Paraná deu início nesta terça-feira (16) à etapa de instrução do curso de guarda-vidas civil voluntário para atuação na temporada de verão 2021/2022. Eles vão reforçar o trabalho dos bombeiros militares na prevenção de ocorrências e nos atendimentos a afogamentos no mar, rios e lagos.

O treinamento abrange as modalidades “água aberta”, com 120 horas/aula, e “águas interiores”, com 80 horas/aula. Após o processo seletivo, que contou com o Exame de Capacidade Física (ECAFI) e entrega dos exames e documentos junto à coordenação dos cursos, 101 candidatos foram aprovados para iniciar o curso de guarda-vida civil voluntário.

No total são 62 para os municípios litorâneos na modalidade de águas abertas: Matinhos (22), Guaratuba (22) e Pontal do Paraná (19). Já para águas interiores são 39 candidatos, sendo 19 vagas para a região de Paranavaí (Noroeste), 8 para Foz do Iguaçu (Oeste), 4 para Umuarama (Noroeste) e 8 para Morretes (Litoral).

Para a coordenadora da seção de concursos do Corpo de Bombeiros do Paraná, tenente Tamires Silva Pereira Teodoro, o curso é uma oportunidade de agregar civis à corporação não só na temporada, que está para começar, mas também durante a pré-operação.

“É importante ressaltar que apesar de o Corpo de Bombeiros fazer uma grande mobilização durante o período de verão, temos dados significativos também do período pré-operação. Durante a capacitação conseguimos trabalhar nos fins de semana e feriados fora do período da temporada, garantindo locais seguros para a população”, disse.

TESTES FÍSICOS

Antes da etapa de instrução do curso de guarda guarda-vidas, o candidato teve que ser aprovado nos testes físicos, em que foram avaliadas, especificamente, a capacidade de explosão e de resistência.

No teste de explosão (arrancada) a atividade para a avaliação foi a do nado estilo livre 200 metros, visando o menor tempo possível, em ambas modalidades, sendo que águas abertas foi aplicada em ambiente de praia e a águas interiores em piscina. Já no teste de resistência (Duathlon) foi proposto ao candidato correr inicialmente 500 metros, nadar 500 metros e finalizar com mais 500 metros de corrida, no menor tempo possível.

O curso está sendo realizado em sete pontos específicos e que atendem a área destinada ou escolhida pelo candidato. Terá duração de 24 dias na etapa de instrução até o início do estágio operacional, em 10 de dezembro de 2021.

Após a conclusão do período de instrução, os alunos iniciarão a Etapa de Estágio Operacional, receberão o fardamento e também uma ajuda de custo para as despesas por dia trabalhado. O encerramento da etapa de estágio do curso, que pode ser ajustada nos núcleos de ensino e comando do Corpo de Bombeiros, está previsto para a terceira semana de fevereiro.

As unidades dos Corpo de Bombeiros que estão recebendo o curso de guarda-vidas civil voluntário são o 8º Grupamento de Bombeiros de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, e Morretes; o 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí; o 9º Grupamento de Bombeiros de Foz do Iguaçu; e o 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama.

(Assessoria AEN)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais