Cotidiano

Mulher é presa após arremessar gata do 12º andar de prédio no Paraná

Uma mulher foi presa em flagrante nesta quinta-feira (5) após arremessar uma gata do 12º andar de um prédio no Centro de Curitiba. A prisão ocorreu em uma ação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Polícia Militar do Paraná (PMPR), depois que moradores acionaram as autoridades ao presenciarem a agressão.

Segundo o delegado Guilherme Dias, da PCPR, testemunhas relataram ter ouvido os gritos do animal e, ao olharem pelas janelas, viram o momento em que a suspeita jogou a gata do alto do edifício. As equipes policiais se deslocaram até o local e efetuaram a prisão em flagrante.

Ainda de acordo com o delegado, o neto da suspeita informou que a mulher, de origem chinesa, não gostava de gatos e que episódios de agressões contra o animal já haviam ocorrido anteriormente. O caso foi enquadrado como crime de maus-tratos a animais, previsto na legislação brasileira.

Apesar da queda, a gata sobreviveu, mas sofreu traumatismo crânio-encefálico, contusão pulmonar e hemorragia severa na região da bexiga. Ela foi resgatada e encaminhada imediatamente para atendimento veterinário especializado na ONG Força Animal, onde permanece sob cuidados.

Crime

O crime de maus-tratos a animais é tipificado pela legislação brasileira e prevê punições severas, especialmente quando há sofrimento intenso ou risco à vida.

A Lei nº 9.605/98, alterada pela Lei nº 14.064/2020, estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda, quando os maus-tratos envolvem cães ou gatos.

A norma busca coibir práticas de violência e reforça a responsabilidade legal e ética de proteção aos animais, incentivando a denúncia de condutas abusivas por parte da população.

Rudson de Souza

Recent Posts

UBSs ampliam horários para exames preventivos e promovem Dia D do Outubro Rosa

As unidades básicas de saúde (UBSs) de Umuarama ampliaram os horários de atendimento para mulheres…

33 minutos ago

Homem é preso em Umuarama por dívida de pensão alimentícia

Um homem de 34 anos foi preso na manhã desta terça-feira (13), em Umuarama, durante…

37 minutos ago

Vídeo: balsa se solta de cabo de aço e é arrastada pela correnteza do Rio Piquiri

Uma balsa utilizada na travessia do Rio Piquiri rompeu o cabo de aço e foi…

47 minutos ago

PM recolhe moto conduzida por jovem sem habilitação em Iporã

A Polícia Militar recolheu uma motocicleta Honda CG 125 Titan, de cor vermelha, durante patrulhamento…

1 hora ago

Mulher é puxada pelos cabelos e arrastada durante conflito familiar em Ivaté

Uma mulher de 33 anos relatou ter sido puxada pelos cabelos e arrastada pela via…

1 hora ago

Mãe denuncia filho por ameaças de morte e violência psicológica em Francisco Alves

Uma mulher de 53 anos denunciou o próprio filho, de 29, por violência doméstica, ameaças…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais