Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Instituto Federal do Paraná – IFPR campus Umuarama informa que está ofertando vagas através do Sisu 2026 e divulga as matrículas da 2ª chamada do processo seletivo. Além disso, a instituição de ensino também divulgou o resultado final das cotas da 2ª chamada de matrículas.
Os candidatos devem ficar atentos aos prazos, que terminam rapidamente. Confira abaixo os detalhes.
O IFPR Umuarama possui vagas para dois cursos de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (23). As opções de cursos no campus são: licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Química.
Para conferir mais detalhes do curso de Ciências Biológicas clique aqui e para Química aqui.
De acordo com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a instituição ofertou 209 vagas para as Licenciaturas. Todos os cursos são gratuitos e estão distribuídos em 17 cidades do estado.
Os estudantes do IFPR concorrem a vários tipos auxílios para garantir que fiquem em seus cursos e possam concluir sua formação. Quem quer ser professor e professora e entrou na licenciatura pelo Sisu também pode participar da seleção do Pé-de-Meia Licenciaturas. Conheça mais sobre o programa no site do Ministério da Educação (MEC).
As pessoas que fizeram o processo seletivo do IFPR Umuarama e não foram aprovadas na 1ª chamada, devem se atentar à convocação da 2ª chamada. Confira os editais paras as matrículas da 2ª chamada: Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos Subsequentes (desempenho escolar), Cursos técnicos subsequentes (sorteio público), Cursos de Graduação – Bacharelados e Tecnologias e Cursos de Graduação – Licenciaturas.
Os convocados para as matrículas da 2ª chamada devem enviar os documentos entre os dias 22 e 26 de janeiro, exclusivamente pelo Portal do Candidato. É possível verificar os documentos para efetivar as matrículas aqui.
A matrícula é a etapa obrigatória para garantir a vaga nos cursos do IFPR Umuarama e nos demais campus do Paraná. Dessa forma, quem não realizar o procedimento será desclassificado do processo seletivo e perderá o direito à vaga , de acordo com o previsto em edital.
Leia também: Estudantes do IFPR Umuarama representam as regiões Sul e Sudeste na Expo Milset Brasil.
Na última quarta-feira (21) o IFPR Umuarama publicou o resultado final da comprovação das cotas escola pública (EP), Pessoa com Deficiência (PCD), baixa renda (BR) e Partiu IF. Além disso, divulgou a resposta aos recursos contra o resultado provisório.
Igualmente, os convocados para a 2ª chamada de matrículas do Processo Seletivo 2026 devem enviar a documentação até 26 de janeiro, exclusivamente, pelo Portal do Candidato. Os editais de convocação estão disponíveis no site do Processo Seletivo na seção “Matrícula”.
As pessoas candidatas e responsáveis legais devem acompanhar todas as etapas previstas nos editais, assim como as possíveis alterações nos documentos, e acessar as informações por meio do site do Processo Seletivo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail comps@ifpr.edu.br.
O Sisu classifica as candidatas e os candidatos pela média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o número de vagas ofertadas em cada curso. Cada participante selecionará até dois cursos.
Todas as pessoas que fizeram o Enem em 2023, 2024 ou 2025 poderão participar do Sisu 2026 e concorrer às vagas dos cursos de Licenciatura do IFPR. Em síntese, as informações estão disponíveis na página do Sisu IFPR.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Enem 2025 no dia 16 de janeiro. Para conferir seu desempenho é bem simples:
– 1º – Vá até a Página do Participante no site do Inep;
– 2º – Faça login com sua conta gov.br;
– 3º – Logo após, clique em “Resultado” e selecione o ano de 2025.
(Informações: IFPR Umuarama)
Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…
Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…
Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…
Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…
Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…
Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais