Paraná

Período de matrículas na rede estadual de ensino termina nesta sexta-feira

O período de matrículas presenciais na rede estadual de educação do Paraná termina nesta sexta-feira (16). O público-alvo são estudantes e responsáveis que perderam o prazo regular de matrículas, aberto no final do ano passado. Nesta fase, as matrículas acontecem presencialmente, nas secretarias das escolas estaduais.

“Efetivar a matrícula é a forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso à rede pública de ensino. Mesmo aqueles que, por algum motivo, não conseguiram realizar a matrícula no período regular. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique fora da escola. E que o ano letivo comece com acolhimento e oportunidade para todos”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

A rede estadual de ensino do Paraná atende cerca de um milhão de estudantes e conta com mais de 2 mil escolas em todo o Estado. Desse total, 486 são escolas de ensino em tempo integral, 345 funcionam no modelo cívico-militar e 533 são escolas do campo.

Além disso, o Governo oferta a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) por meio de 45 cursos técnicos diferentes em 870 escolas estaduais. A rede estadual conta com 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Os interessados podem consultar as modalidades de ensino e a disponibilidade de vagas junto às secretarias das escolas. Para mais informações confira o site da Secretaria Estadual de Educação (clique aqui).

Leia também: Rede estadual de ensino recebe reforço com posse de 224 novos professores.

Matrícula para a educação profissional

Também termina nesta sexta-feira (16) o prazo para matrículas em cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esta modalidade educacional visa facilitar a inserção e a atuação do estudante no mundo do trabalho e no Ensino Superior.

Da mesma forma que a outra modalidade, o processo de matrícula acontece presencialmente, na secretaria das escolas ofertantes, mediante apresentação da documentação obrigatória.

A princípio, o Estado ofertará até 55 mil vagas para estudantes concluintes do Ensino Fundamental que desejam ingressar na Educação Profissional de forma integrada à 1ª série do Ensino Médio. Já a oferta de cursos técnicos subsequentes, também conhecida como pós-Médio, soma cerca de 8 mil vagas para estudantes que já concluíram a Educação Básica.

Os mais de 45 cursos gratuitos de qualificação, habilitação técnica e tecnológica abrangem diferentes áreas do conhecimento. Entre os cursos estão: Agronegócio, Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Gastronomia, Formação Docente, Inteligência Artificial, Turismo e muitos outros.

Documentos obrigatórios

Os interessados em fazer a matrícula devem apresentar uma série de documentos. São eles: comprovante de residência atualizado; certidão de nascimento ou documento oficial com foto; RG para estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional, EJA ou maiores de 16 anos; CPF para estudantes da Educação Profissional, EJA, Ensino Médio e para nascidos a partir de 2017.

Além disso, é preciso apresentar comprovante de vacinação para menores de 18 anos; histórico escolar ou comprovante de escolaridade; além de laudo médico e documento de tutela/guarda, quando aplicável.

Por outro lado, os estudantes que farão a rematrícula e seguirão na mesma escola devem levar menos documentos. São eles: comprovante de residência atualizado, comprovante de vacinação e eventuais documentos pendentes solicitados pela unidade.

A entrega da documentação deve ser feita presencialmente. Eles são digitalizados e inseridos na Pasta Individual Virtual do Estudante (PIVE), conforme as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

(Informações: AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

AtacadoCell oferecerá curso básico presencial de Assistência Técnica para iniciantes por R$ 499,00

A AtacadoCell está oferecendo um curso básico de assistência técnica para iniciantes, por R$ 499,00,…

5 minutos ago

Umuarama terá calor e tempo aberto até sexta; chuva chega no fim de semana

A cidade de Umuarama terá predomínio de calor e sensação de abafamento nos próximos dias,…

46 minutos ago

Dilsinho leva nova fase do pagode ao palco do Verão Maior Paraná

A expectativa é por um repertório que misture sucessos já conhecidos do público com os…

53 minutos ago

Umuarama: novo sistema de transporte coletivo deve operar até o final do semestre

O novo sistema de transporte coletivo de Umuarama foi um dos temas que o prefeito…

1 hora ago

Perobal realiza cascalhamento da Estrada Lili e reforça infraestrutura rural

A Prefeitura de Perobal concluiu o cascalhamento da Estrada Lili. A ação integra o cronograma…

2 horas ago

Em 15 dias, Paraná teve 17 doações de órgãos, que beneficiaram 46 pessoas

O Paraná registrou 17 doações de órgãos nos primeiros dias de 2026, possibilitando a realização…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais