Fotos: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama realiza um estudo para analisar as áreas em que a instalação de radares é necessária para coibir o excesso de velocidade no trânsito. A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) coordena esse trabalho.
No último fim de semana a Sestram instalou um controlador eletrônico fixo de velocidade na avenida Portugal. A medida tem alertado condutores e motivado comentários em redes sociais. De acordo com a Sestram, a instalação do aparelho ocorreu para testes, dentro de um amplo estudo sobre o tráfego de veículos na região.
Visando resolver a questão, a Prefeitura abriu registro de preços para adquirir, instalar e configurar equipamentos metrológicos e não metrológicos de fiscalização eletrônica de trânsito. O processo inclui controladores eletrônicos fixos de velocidade (radar), controladores compostos com pesagem estatística (balança). Bem como, controlador de velocidade portátil/estático e radares semafóricos (detectores de avanço de sinal).
De acordo com a Sestram, a compra dos equipamentos acontecerá conforme a demanda apresentada pelos estudos técnicos, que ainda estão em andamento.
“Queremos reduzir a velocidade do trânsito em nossa cidade, para a segurança dos próprios motoristas e da população em geral. Temos registrado muitos acidentes e, com o excesso de velocidade, pessoas tem perdido a vida ou ficado com sequelas permanentes, além dos prejuízos”, explicou o prefeito Fernando Scanavaca.
De acordo com a Sestram, o município pode instalar radares em alguns pontos com alto índice de acidentes e de vítimas, devido ao abuso constante da velocidade por parte dos condutores, “mas tudo ainda depende dos dados que estamos colhendo e do comportamento dos motoristas, e o radar instalado na Portugal faz parte deste levantamento”, acrescentou o secretário Valdecir Capelli, da Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana.
Quando os radares forem ativados na cidade, o secretário explica que os pontos serão muito bem sinalizados e amplamente divulgados por meio da imprensa. “Como sempre dizemos, o objetivo dessas medidas é dar mais segurança ao trânsito, fazendo com que os condutores respeitem a sinalização e os limites de velocidade de cada via”, reforçou Capelli.
Por fim, o secretário informou que diversas vias cidade apresentam alta incidência de excesso de velocidade. “Sabemos que isso tem gerado acidentes, e muitos deles com vítimas. Precisamos coibir esta prática para trazer segurança aos usuários das vias públicas e o radar é uma opção eficiente e necessária, que os motoristas costumam respeitar”, completou.
(Informações: Assessoria PMU)
Mauricio Fernando Zanetti, atleta da terceira idade de Umuarama, alcançou em 2025 um feito raro…
Os Estados Unidos decidiram suspender a concessão de vistos de imigrantes para cidadãos do Brasil…
Um acidente de trânsito registrado na tarde desta quarta-feira (14) mobilizou equipes de resgate na…
Umuarama vai receber uma fábrica de beneficiamento de mandioca com investimento estimado em R$ 50…
O Projeto Lixo que Vale realiza uma reunião nesta quinta-feira (15), às 19h, no Clube…
A ação Castrapet garantiu a castração gratuita de 189 animais em Nova Olímpia. O mutirão…
Este site utiliza cookies
Saiba mais