Cotidiano

Mais de 30 mortes em dois anos levam prefeitura a rever fiscalização no trânsito de Umuarama

O número elevado de acidentes de trânsito provocados, principalmente, pelo excesso de velocidade e pela imprudência dos motoristas tem mantido um cenário de preocupação em Umuarama (PR). Nos últimos dois anos, 32 pessoas morreram em ocorrências registradas em ruas, avenidas e trechos urbanos de rodovias que cortam o município.

De acordo com dados das autoridades de trânsito, além das mortes, os acidentes têm deixado dezenas de feridos e causado prejuízos materiais. O prefeito Fernando Scanavaca afirma que o impacto social é agravado pelo perfil das vítimas, muitas delas jovens. “São muitas vidas que estão sendo perdidas por imprudência, por falta de atenção e principalmente pelo abuso da velocidade, um problema sério em nossa cidade”, disse.

Levantamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que Umuarama registrou 1.280 acidentes em 2024, com 634 pessoas feridas e 17 mortes, sendo 15 no local do sinistro. Em 2025, o número de ocorrências subiu para 1.369 acidentes, com 657 feridos e 15 mortes.

As colisões laterais e transversais lideram o ranking de sinistros, somando 725 registros, seguidas por colisões traseiras (228), choques (116) e colisões frontais (86), estas últimas geralmente associadas aos casos mais graves.

No ano passado, 2.925 pessoas estiveram envolvidas em acidentes de trânsito na cidade. A maioria ocupava automóveis (1.066) ou motocicletas e motonetas (579). Entre as vias com maior concentração de ocorrências estão as avenidas Paraná (128 acidentes), Dr. Ângelo Moreira da Fonseca (105), Rio Grande do Norte (45), Londrina (39), Parigot de Souza (37) e Presidente Castelo Branco (36). A avenida Portugal e a rua Governador Ney Braga tiveram 34 registros cada.

Os cruzamentos considerados mais críticos, em número de acidentes, foram Ney Braga com Paraná (11 ocorrências) e Cambé com Paraná, Ministro Oliveira Salazar com Flórida e Ministro Oliveira Salazar com Arapongas, todos com oito registros.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Valdecir Capelli, a administração tem mapeado os pontos com maior incidência de excesso de velocidade e acidentes. Ele afirma que o município ampliou investimentos em sinalização viária, fiscalização eletrônica em semáforos, monitoramento por câmeras e intervenções em vias de grande fluxo, como a implantação de rotatórias.

“A imprudência, o desrespeito às regras de trânsito e as distrações durante a condução do veículo continuam sendo as principais causas dos acidentes”, afirmou Capelli. Ele destacou que, mesmo com as ações, os resultados ainda não são os esperados. “Neste ano, com poucos dias, já tivemos morte no trânsito na região central da cidade”, disse.

O secretário ressalta que a gravidade dos acidentes cresce à medida que a velocidade aumenta, especialmente em ocorrências que envolvem motociclistas. “Quanto mais rápido o veículo trafega, mais letal se torna o acidente”, afirmou.

Para o prefeito Fernando Scanavaca, apesar das campanhas de conscientização, o comportamento dos condutores segue sendo decisivo. “A conscientização nem sempre produz o efeito esperado. Talvez seja necessário endurecer a fiscalização para reduzir essas estatísticas”, afirmou.

(Com informações da Prefeitura de Umuarama)

Rudson de Souza

Recent Posts

Prefeitura prorroga até dia 30 prazo de adesão ao programa População Sem Dívida

A Prefeitura de Umuarama prorrogou até o próximo dia 30 o prazo de adesão ao…

37 minutos ago

Altônia: novo Complexo de Educação vai centralizar serviços e reduzir gastos

O prefeito de Altônia, Diego Pergo realizou, na tarde de sexta-feira, 9 de janeiro, uma…

52 minutos ago

Imagens fortes: menina de 11 anos morre após cabelo ser sugado em piscina

Uma tragédia interrompeu as férias de uma família em Campinas, no interior de São Paulo.…

1 hora ago

Estado abre concurso da Saúde com 641 vagas e inscrições até fevereiro

Depois de quase dez anos sem concursos para o quadro próprio da Secretaria de Estado…

2 horas ago

Explosão em armazém de grãos mobiliza bombeiros e deixa funcionário ferido; vídeo

Uma explosão em um armazém de grãos do Grupo I. Riedi, em Cascavel, deixou um…

3 horas ago

Colisão entre motos deixa jovem e adolescente feridos em Umuarama

Uma colisão entre duas motos deixou um jovem e uma adolescente feridos em Umuarama no…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais