Umuarama

Estoque segue crítico e Hemonúcleo faz novo apelo por doadores de sangue

Mesmo após o apelo feito nesta terça-feira (6), o Hemonúcleo de Umuarama continua enfrentando um cenário crítico de desabastecimento de sangue, especialmente dos tipos O positivo e O negativo. Nesta quarta-feira (7), a reportagem do OBemdito voltou a procurar a unidade, que confirmou que os estoques seguem em nível preocupante.

A unidade integra a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) e é responsável pelo abastecimento de hospitais de Umuarama e de diversos municípios da região. Segundo o chefe do Hemonúcleo, Cláudio Francisconi, a demanda permanece alta, enquanto o número de doadores está abaixo do necessário para manter a segurança do atendimento.

“A importância do doador está no fato de ele salvar vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, e isso não tem preço. É um ato humanitário, um ato de cidadania”, afirma Francisconi.

O médico reforça que não existe qualquer alternativa ao sangue humano. “Nenhum medicamento, hospital, profissional qualificado, UTI, antibiótico ou soro consegue substituir o sangue. O que realmente salva vidas é o sangue humano. Por isso, o doador é insubstituível”, destaca.

De acordo com o responsável pela unidade, o Hemonúcleo de Umuarama envia, em média, mil bolsas de sangue por mês aos hospitais, volume que contribui para salvar cerca de 500 vidas mensalmente. Para sustentar essa demanda, seriam necessários aproximadamente 1.200 doadores regulares, número esse que atualmente não vem sendo alcançado.

Por integrar a rede estadual de hemoterapia, a unidade de Umuarama depende do apoio de outros hemonúcleos quando os estoques locais atingem níveis críticos. Em situações recentes, já foi necessário buscar bolsas de sangue em cidades distantes, como Foz do Iguaçu, a mais de 300 quilômetros. Em períodos de maior estabilidade, Umuarama também atua no sentido inverso, auxiliando outras regiões do Paraná.

O cenário preocupa ainda mais neste período do ano. “Entre dezembro e fevereiro, com as festas de fim de ano, férias e Carnaval, o número de doadores diminui significativamente. Ao mesmo tempo, infelizmente, aumenta a ocorrência de acidentes e a necessidade de transfusões”, alerta Francisconi.

Diante da manutenção do quadro crítico, o Hemonúcleo reforça o pedido para que a população, especialmente doadores dos tipos O positivo e O negativo, procure a unidade o quanto antes.

Como doar sangue em Umuarama

As doações podem ser feitas no Hemonúcleo de Umuarama, localizado na avenida Manaus, 4444, Centro Cívico.

Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira
• Das 8h às 11h30
• Das 13h30 às 15h30

Informações e agendamentos: (44) 3621-8307

Requisitos para doação

• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar no mínimo 51 kg;
• Estar descansado, bem alimentado e hidratado (evitar alimentos gordurosos até 4 horas antes);
• Apresentar documento oficial com foto.

Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano. Mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes por ano.

Após a coleta, o sangue é fracionado em hemocomponentes como plasma, hemácias, plaquetas e crioprecipitado, destinados a diferentes necessidades médicas.

Rudson de Souza

Recent Posts

PM de Pérola recupera Strada furtada em Iporã nesta sexta-feira; câmera registrou o furto

A Polícia Militar (PM) de Pérola recuperou uma Fiat Strada que tinha sido furtada algumas…

9 horas ago

Secretaria de Educação de Umuarama amplia oferta de refeições para alunos em férias

A Secretaria de Educação está ampliando a oferta de refeições para os alunos da rede…

9 horas ago

Equipe do Castrapet realiza mutirão de castrações gratuitas em cães e gatos

O Castrapet chegou a Umuarama nesta sexta-feira (9), e teve uma manhã movimentada na quadra…

10 horas ago

Mãe é presa suspeita de explorar sexualmente os filhos e vender imagens na internet

Uma mulher de 36 anos foi presa nesta quinta-feira (8) em Almirante Tamandaré, na Região…

11 horas ago

Escola do Hospital Cemil abre matrículas para o Curso Técnico em Enfermagem

O Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis (CEP Cemil), instituição de ensino técnico…

11 horas ago

Prefeitura de Perobal inicia recuperação de erosão após chuvas intensas

Após as fortes chuvas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Perobal iniciou a recuperação…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais