Saúde

12ª Regional de Saúde recebe 713 doses da vacina contra o vírus sincicial para gestantes

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) recebeu, nesta terça-feira (6), mais 27.600 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante é destinado às mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação. Deste total, a 12ª Regional de Saúde de Umuarama receberá 713 doses.

O Ministério da Saúde encaminhou as doses para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que fará a separação dos lotes. A princípio, o Cemepar iniciará o envio, a partir de quinta-feira (8), às 22 Regionais de Saúde do estado.

Essa é a segunda remessa da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório que o Paraná recebe. Em 3 de dezembro de 2025 chegaram 37.120 doses. Imediatamente a Sesa fez a distribuição aos municípios. A vacinação no Estado teve início em 5 de dezembro e os municípios já aplicaram 17.302 doses. Na ocasião, a Secretaria de Saúde de Umuarama recebeu 404 doses.

“Recebemos nesta terça-feira mais um lote das vacinas contra o vírus sincicial respiratório. As gestantes estão procurando pelas vacinas nos postos de saúde e isso é muito importante. Essa é uma vacina que foi incorporada ao Calendário Nacional, totalmente segura e gratuita. Ela protege o bebê nos primeiros seis meses de vida contra doenças, como a bronquiolite”, disse Beto Preto, secretário de Estado da Saúde do Paraná.

O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o imunizante ao calendário de vacinação neste ano,. Anteriormente, ele estava disponível apenas na rede privada a um custo médio de R$ 1,6 mil. Dentre as vacinas disponíveis no país, esta é a mais cara já incorporada ao Calendário de Vacinação.

Vacina contra o vírus sincicial tem dose única

A aplicação da vacina acontece em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia. A gestante, ao ser vacinada, transfere anticorpos ao feto pela placenta. Dessa forma, reduz os riscos de infecção grave e complicações respiratórias.

O VSR é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês, especialmente nos menores de seis meses. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.

De acordo com último Informe Epidemiológico de SRAG da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras testadas pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR). Por isso, o estado reforça a importância da imunização preventiva.

Demais vacinas

A Sesa faz o alerta para que as mulheres realizem outras imunizações importantes durante o período de gestação. Elas precisam se proteger também contra doenças imunopreveníveis, como a hepatite B, influenza, Covid-19, difteria, tétano e coqueluche, assim como o VSR. O Paraná tem mais de 1.850 salas de vacinas distribuídas em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos 399 municípios.

(Com informações da AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

PM localiza condutor que praticou direção perigosa e fugiu de abordagem e apreende carro

A Polícia Militar (PM) de Iporã localizou o condutor de um carro que praticou direção…

9 horas ago

Alunos da rede municipal de Umuarama recebem merenda escolar mesmo nas férias

Os alunos da rede municipal de ensino de Umuarama estão recebendo merenda mesmo no período…

9 horas ago

Tudo pronto: Posto Carretão 3 inaugura neste sábado, no centro de Umuarama

O Posto Carretão amplia sua presença em Umuarama e passa a integrar, a partir deste…

10 horas ago

Criminosos invadem posto de saúde do Guarani e furtam eletrônicos e equipamentos médicos

Criminosos invadiram um posto de saúde no Conjunto Residencial Guarani I e furtaram eletrônicos e…

10 horas ago

Prefeitura intensifica força-tarefa para recuperar estradas rurais após chuvas

Após as fortes chuvas registradas no final de dezembro e no início de janeiro, a…

11 horas ago

Castrapet inicia castrações gratuitas em Umuarama às 8h desta sexta-feira

O Castrapet inicia às 8h desta sexta-feira (8) as castrações gratuitas em um novo ciclo…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais