Paraná

Balsa gratuita deve iniciar travessia do Rio Piquiri nesta quinta-feira, diz Dnit

A operação da balsa para a travessia do Rio Piquiri deve começar nesta quinta-feira, dia 8. A informação foi confirmada pelo superintendente do Dnit no Paraná, Hélio Gomes. Segundo ele, a previsão é que o contrato seja assinado e o serviço entre em funcionamento no mesmo dia.

Inicialmente, a balsa deve operar por 12 horas diárias. No entanto, há perspectiva de ampliação para 24 horas. Conforme o Dnit, essa mudança pode ocorrer em até dez dias, conforme a demanda e os ajustes operacionais.

De acordo com Hélio Gomes, o serviço será totalmente gratuito durante o período de recuperação da ponte interditada. “O principal fato que a gente pode sinalizar é que ela vai ser gratuita”, afirmou. Segundo ele, a medida busca evitar prejuízos à população local.

Ainda conforme o superintendente, a balsa deve facilitar o deslocamento regional. “Hoje, para chegar até Guaíra é preciso dar uma volta muito grande e a balsa vai facilitar bastante esse deslocamento”, explicou. Assim, o Dnit espera reduzir transtornos enfrentados diariamente pelos usuários.

Desvio de aproximadamente 42 quilômetros

Atualmente, a interdição da ponte obriga motoristas a percorrer um trajeto alternativo. Esse desvio aumenta a viagem em cerca de 42 quilômetros. Como resultado, moradores, trabalhadores e estudantes enfrentam mais tempo na estrada.

Além disso, o impacto atinge diretamente o turismo regional. Durante períodos de férias, a situação se agrava. Guaíra é um dos principais polos turísticos do Oeste do Paraná. Por isso, a interdição compromete o fluxo de visitantes.

Medida emergencial

A operação da balsa surge como medida emergencial. A iniciativa resulta de articulação do deputado federal Zeca Dirceu, junto ao Dnit. O objetivo central é reduzir os prejuízos econômicos e sociais causados pela interrupção da travessia.

Segundo o parlamentar, a solução temporária garante mobilidade e preserva atividades essenciais da região. Dessa forma, a ação contribui para o desenvolvimento regional enquanto a ponte segue interditada.

Ponte interditada

A estrutura está fechada desde o dia 16 de outubro. No entanto, até o momento, o Dnit não informou detalhes sobre o cronograma das obras de recuperação. Ainda assim, a expectativa é que a balsa funcione durante todo o período de interdição.

Enquanto isso, a população aguarda respostas sobre a liberação definitiva da ponte. Até lá, a travessia pelo Rio Piquiri deve se tornar alternativa fundamental para o transporte regional.

Com informações: Assessoria Dep. Zeca Dirceu

Alex Nascimento

Recent Posts

Bombeiros expõem viaturas e equipamentos na Praça Miguel Rossafa no 114ª aniversário da corporação

Programação aberta ao público acontece nesta quinta-feira (8) e integra as comemorações pelos 114 anos…

12 minutos ago

Francisca Nakazono, de Umuarama, recebe 67 votos e fica entre os menos votados no Paraná

Francisca Nakazono (PSD) recebeu 67 votos na disputa por uma vaga de deputada estadual pelo…

31 minutos ago

Nem o próprio voto? Eleições têm candidatos com zero e apenas um voto

Levantamento nos resultados do TSE encontrou sete candidatos sem nenhum voto computado e outros dois…

52 minutos ago

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

1 hora ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

2 horas ago

Veja quem são os 30 deputados federais eleitos para representar o Paraná, em Brasília

O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais