Mundo

China exige que EUA libertem Nicolás Maduro e esposa imediatamente

O Ministério das Relações Exteriores da China pediu hoje (4) que os Estados Unidos libertem imediatamente o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, que foram capturados ontem (3) em Caracas e estão sendo mantidos sob custódia em uma prisão federal no Brooklyn, em Nova York.

Para o governo chinês, que é um dos principais parceiros políticos e econômicos da Venezuela, a ação deflagrada pelos Estados Unidos “violou claramente” o direito internacional e as normas básicas das relações internacionais, além dos propósitos e princípios estabelecidos pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU).

No comunicado, a China pede que os Estados Unidos garantam a segurança pessoal de Maduro e de sua esposa e cessem com a tentativa de derrubar o governo venezuelano. Além disso, afirma o governo chinês, os Estados Unidos precisam garantir que esse problema seja resolvido “por meio do diálogo e da negociação”.

Esta foi a segunda manifestação oficial da China sobre o caso. Ontem (3), o Ministério das Relações Exteriores da China já havia condenado o uso da força pelos Estados Unidos contra Maduro, dizendo estar “profundamente chocado” com a ação deflagrada ontem.

“A China condena veementemente o uso flagrante da força por parte dos Estados Unidos contra um país soberano e sua ação contra o presidente de outro Estado”, afirmou a chancelaria.

Uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas deve acontecer amanhã (5) para discutir a situação da Venezuela.

Agência Brasil

Recent Posts

PM de Pérola recupera Strada furtada em Iporã nesta sexta-feira; câmera registrou o furto

A Polícia Militar (PM) de Pérola recuperou uma Fiat Strada que tinha sido furtada algumas…

3 horas ago

Secretaria de Educação de Umuarama amplia oferta de refeições para alunos em férias

A Secretaria de Educação está ampliando a oferta de refeições para os alunos da rede…

4 horas ago

Equipe do Castrapet realiza mutirão de castrações gratuitas em cães e gatos

O Castrapet chegou a Umuarama nesta sexta-feira (9), e teve uma manhã movimentada na quadra…

4 horas ago

Mãe é presa suspeita de explorar sexualmente os filhos e vender imagens na internet

Uma mulher de 36 anos foi presa nesta quinta-feira (8) em Almirante Tamandaré, na Região…

5 horas ago

Escola do Hospital Cemil abre matrículas para o Curso Técnico em Enfermagem

O Centro de Educação Profissional São Francisco de Assis (CEP Cemil), instituição de ensino técnico…

5 horas ago

Prefeitura de Perobal inicia recuperação de erosão após chuvas intensas

Após as fortes chuvas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Perobal iniciou a recuperação…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais