Foto: M.T.A
A Polícia Militar do Paraná emitiu, no final da noite deste sábado, 27, um pronunciamento oficial sobre a ocupação da Fazenda Santa Fé, localizada na Estrada Copacabana, no município de Xambrê, no noroeste do Estado. A corporação divulgou as informações por meio de um vídeo institucional.
Segundo a nota, a Polícia Militar recebeu a informação de que aproximadamente 300 pessoas se deslocaram até uma propriedade privada no município. Diante da situação, o 25º Batalhão de Polícia Militar mobilizou equipes para atender a ocorrência.
Ao chegar ao local, os policiais fizeram contato com representantes do grupo que ocupava a fazenda. Durante a abordagem, os manifestantes alegaram possuir autorização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra, para ocupar a área. Eles afirmaram que as terras seriam de propriedade da União.
No entanto, durante as primeiras tratativas, os representantes do movimento não apresentaram nenhum documento que comprovasse a autorização citada. Ainda assim, a Polícia Militar iniciou um processo de mediação no local.
Durante a atuação policial, a equipe intermediou a retirada das famílias que trabalham na fazenda. Além disso, os agentes acompanharam a retirada de materiais e bens de valor que estavam na propriedade. A ação ocorreu de forma orientada, com o objetivo de preservar a integridade das pessoas.
Posteriormente, a Polícia Militar conversou com advogados que representavam os manifestantes. Apesar do diálogo, os profissionais também não apresentaram documentos que validassem a ocupação da área rural.
Em seguida, o comandante do 25º Batalhão realizou uma reunião com dois advogados do movimento. Novamente, nenhum documento foi apresentado para justificar legalmente a permanência do grupo na fazenda.
De acordo com a nota oficial, a Polícia Militar permanece no local e continuará atuando nos próximos dias. O objetivo é garantir a ordem, a tranquilidade e evitar confrontos até que os órgãos competentes resolvam o caso.
Equipes do 25º Batalhão, com sede em Umuarama, seguem mobilizadas na propriedade. Atualmente, o acesso à Fazenda Santa Fé permanece fechado e controlado pelas forças de segurança. Enquanto isso, ocorrem as primeiras tratativas para a resolução da situação.
O grupo envolvido na ocupação se identificou como integrante da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade e do Movimento de Terra e Alimento. A Fazenda Santa Fé possui uma área total de 942 hectares.
O caso segue sob acompanhamento das forças de segurança. Paralelamente, os órgãos competentes analisam a legalidade da ocupação. Até o fechamento desta matéria, não havia confirmação oficial sobre autorização judicial ou decisão administrativa que justificasse a invasão da propriedade rural.
Levar para o público mais informação e mais conscientização foi o propósito dos eventos que…
Um homicídio mobilizou forças de segurança na manhã deste domingo (28) em Cianorte. Por volta…
Morreu neste domingo (28), aos 91 anos, a atriz Brigitte Bardot, uma das maiores lendas…
A Secretaria de Assistência Social de Perobal entregou um novo kit maternidade às gestantes do…
Uma carreta pegou fogo na manhã deste domingo, 28, no km 1,1 da BR-101, em…
Uma idosa de aproximadamente 80 anos foi resgatada após ser encontrada fora de casa, em…
Este site utiliza cookies
Saiba mais