Foto: arquivo pessoal - Vinicius Dias, Sonia Baggio, Francimara de Arruda, Joyce Marto e Miguel Navarro
Um grupo de corredores de Umuarama participará da 100ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2025. A prova reúne cerca de 55 mil inscritos e é considerada uma das maiores corridas de rua do mundo. Além disso, o evento marca o centenário da competição, criada em 1925.
A equipe é formada por seis atletas amadores do município. Participam Vinicius Dias, 29 anos, Sonia Baggio, 62, Francimara de Arruda, 38, Joyce Marto, 40, Miguel Navarro, 23, e Eduardo Bianchin, 45 anos. Dessa forma, Umuarama estará entre as 1.942 cidades representadas na edição histórica da corrida.
Neste ano, a São Silvestre contará com corredores de 39 países. Além disso, entre as nações com maior número de inscritos estão Brasil, Alemanha, Estados Unidos e Espanha. Por fim, do total de participantes, 52,98% são homens e 47,02% mulheres, o que reforça a diversidade do evento.
Apesar do interesse de mais atletas da cidade, as inscrições se esgotaram rapidamente. A fila virtual durou cerca de sete horas. Para garantir as vagas, Vinicius Dias desmarcou compromissos pessoais. “Desmarquei toda a minha agenda para ficar de plantão e consegui fazer as inscrições”, afirmou.
Os corredores de Umuarama largarão no setor verde, no fundo do pelotão. Ainda assim, o grupo reconhece que não será possível manter o ritmo habitual. “Sabemos que haverá dificuldade para correr no nosso ritmo normal, mas tudo bem. Essa prova não é para tempo”, disse um dos atletas.
A preparação incluiu treinos em locais com aclives. Segundo Francimara de Arruda, atleta e treinadora do grupo, a equipe focou na resistência. “Treinamos na avenida Paraná, que tem bastante elevação, para encarar a temida subida da Brigadeiro”, explicou.
De acordo com Fran, o maior desafio do percurso será o trecho final. “Serão dois quilômetros de subida na reta final. É o ponto mais difícil da prova”, afirmou. Além disso, os atletas intensificaram os cuidados com a hidratação devido à previsão de altas temperaturas.
A largada do grupo está marcada para as 8h45. Por isso, existe a possibilidade de enfrentar mais de 30 °C durante a prova. “Estamos cuidando da hidratação a semana toda. Estamos preparados para os 15 quilômetros e para correr com muito calor”, disse a treinadora.
Para Francimara, a participação tem um significado especial. “Sempre quis correr a São Silvestre. É uma prova grandiosa, com atletas do mundo todo”, afirmou. Segundo ela, a corrida simboliza o encerramento de um ano de treinos, dedicação e superação.
Fran também destacou que escolheu 2025 para fechar um ciclo pessoal. “Fiz o desafio 365 dias correndo e planejei terminar o ano na maior corrida do Brasil, ainda mais na edição de 100 anos”, declarou.
Miguel Navarro reforçou o valor simbólico da experiência. “Participar da 100ª São Silvestre representa superação, tradição e união entre pessoas de diferentes histórias”, afirmou.
Sonia Baggio contou que a inscrição veio como presente. “Foi uma surpresa do meu genro e da minha filha. Amei entrar nessa aventura”, disse. Já Joyce Marto relembrou a infância. “Via a São Silvestre na TV e me emocionava. Agora quero viver cada quilômetro”, afirmou.
Com dez maratonas e uma ultramaratona no currículo, Eduardo Bianchin vê a prova como um marco pessoal. “Faltava a São Silvestre. Será uma prova para entrar para a história”, disse.
Vinicius Dias destacou o caráter coletivo do evento. “É mais que uma corrida. É a grande confraternização dos corredores do Brasil”, afirmou.
Dessa forma, ao representar Umuarama na 100ª Corrida de São Silvestre, o grupo leva à avenida Paulista mais do que preparação física. Sobretudo, leva histórias pessoais, superação e o orgulho de uma cidade presente em um dos maiores eventos esportivos do mundo.
Em uma edição histórica, o objetivo não é o relógio, mas a experiência de fazer parte de um capítulo único do atletismo brasileiro. Com certeza a cidade de Umuarama estará torcendo por todos.
Os corpos de Letycia Garcia Mendes e Sttela Dalva Melegari Almeida, ambas de 18 anos,…
O empresário Adriano Donizete de Oliveira estava em casa na manhã desta sexta-feira (21), em…
Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…
Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…
O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…
Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…
Este site utiliza cookies
Saiba mais