Brasil

Lançamento de foguete no Brasil ocorre nesta sexta-feira e pode ser acompanhado ao vivo

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, será transmitido ao vivo, nesta sexta-feira (19), a partir das 14h45, pelo canal da empresa sul-coreana Innospace que desenvolveu o veículo espacial. 

O lançamento deverá ocorrer às 15h45, no horário de Brasília. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que conduzirá a operação, a janela de lançamento, se estende até o dia 22 de dezembro.

Trata-se do primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional.

Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na última quarta-feira (17). Contudo, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, segundo a Innospace, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A empresa decidiu então adiar o lançamento para poder trocar os componentes.

“Essa alteração de cronograma é uma medida técnica que pode ser resolvida com a substituição de alguns componentes, não estando relacionada a problemas técnicos do foguete ou das instalações de solo. A decisão foi tomada priorizando ao máximo a segurança geral da operação de lançamento, incluindo os fatores climáticos”, disse a Innospace, em nota.

De acordo com a FAB, nesta sexta-feira, novamente serão avaliados diversos sistemas e qualquer alteração poderá adiar o disparo.

São analisados, por exemplo, as pressões internas dos tanques de combustível, sistemas de ignição, softwares embarcados, e condições meteorológicas, como vento, chuva e descargas elétricas. Historicamente, esses fatores são as principais causas de adiamentos de lançamento ao redor do mundo.

Após a decolagem, a avaliação de trajetória permanece sendo feita. Caso o veículo apresente um comportamento divergente do previsto, o voo poderá ser interrompido de forma controlada. 

“A segurança é a premissa máxima. Se houver qualquer risco antes do lançamento, a contagem é interrompida. E, se durante o voo do foguete ocorrer uma anomalia relevante, os protocolos de contingência permitem neutralizar o veículo de forma controlada”, destaca o Chefe da Divisão de Operações do CLA, Major Engenheiro Robson Coelho de Oliveira.

O veículo espacial – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas – levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 quilômetros e inclinação de 40 graus.

Agência Brasil

Recent Posts

Pai mata a tiros suspeito de agredir a filha; câmeras registraram toda a ação

Um pai matou o suspeito de agredir a própria filha após uma discussão na tarde…

13 minutos ago

Carro voador da Embraer faz primeiro voo em escala real no Brasil

A Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer, realizou nesta sexta-feira (19) o primeiro voo…

35 minutos ago

Sóstenes e Jordy são alvos da PF na Operação Galho Fraco, que investiga desvio de recursos

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações…

43 minutos ago

PRF apreende 600 mil maços de cigarros em bitrem na BR-487, em Alto Paraíso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 600 mil maços de cigarros de origem estrangeira na…

1 hora ago

Tuneiras do Oeste prepara agenda de fim de ano com shows, fé e festa da virada

A Prefeitura de Tuneiras do Oeste organizou uma programação especial de fim de ano voltada…

1 hora ago

Previsão indica calor e tempo seco em Umuarama no último fim de semana de Primavera

A previsão do tempo indica calor e tempo seco em Umuarama nesta sexta-feira (19) e…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais