Forças de segurança do Paraná detalharam o plano estratégico para a temporada, com reforço de efetivo e uso de tecnologia avançada (Foto AEN)
As forças de segurança do Paraná apresentaram nesta sexta-feira (12) o planejamento estratégico que será adotado durante o Verão Maior, que reúne o período mais movimentado do ano no Litoral e em regiões turísticas do Estado.
O encontro, que contou com o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, reuniu os comandos da PM, Polícia Civil, Polícia Penal, Bombeiros e Polícia Científica, responsáveis pelo reforço de efetivo, uso de tecnologia e ações integradas durante a temporada.
Segundo Teixeira, mais de 2 mil profissionais estarão mobilizados nas operações. “O planejamento integrado evidencia o compromisso conjunto em oferecer uma operação robusta, tecnológica e organizada. O objetivo é garantir que todos os eventos ocorram sem intercorrências”, afirmou.
Um dos principais eixos da estratégia é o uso ampliado de tecnologia. A segunda fase do projeto Olho Vivo, anunciada nesta semana, permitirá o uso de câmeras com inteligência artificial capazes de identificar características de pessoas e veículos, rastrear rotas, consolidar dados e gerar alertas automáticos às equipes.
A Polícia Militar ampliará o policiamento com quadriciclos, UTVs, viaturas 4×4, módulos móveis, drones e plataformas elevadas de observação. O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) dará suporte com aeronaves, enquanto unidades especializadas como BPRone, BPChoque, Bope e Patrulhamento Costeiro, atuarão para prevenir delitos e apoiar operações táticas.
“Além do efetivo regular, teremos reforço das forças táticas para garantir um verão tranquilo e com respostas rápidas”, disse o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.
A Polícia Civil atuará com foco na investigação e no combate ao crime organizado. Delegacias terão atendimento ininterrupto para registro de ocorrências, enquanto equipes reforçadas conduzirão investigações, pedidos de prisão e diligências.
O delegado Rodrigo Brown, comandante do Centro de Operações Policiais Especiais, afirmou que o período exige maior agilidade. “A melhor forma de reduzir a criminalidade é garantir a certeza da punição. Nosso foco é responsabilizar quem comete crimes.”
A Polícia Penal concentrará esforços na fiscalização de pessoas que usam tornozeleira eletrônica em áreas turísticas e na recaptura de foragidos. Equipes do SOE atuarão em apoio às demais forças quando necessário.
A diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, destacou que 160 detentos já foram transferidos do Litoral para liberar vagas nas cadeias públicas. Um posto móvel será usado para manutenção e fiscalização dos equipamentos de monitoração.
O Corpo de Bombeiros Militar organizará mais de 100 postos de guarda-vidas ao longo das praias, com apoio de helicópteros, embarcações, motos aquáticas e equipes especializadas em salvamento.
Segundo o comandante-geral, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, a corporação reforçou o efetivo em duas etapas. “A ampliação se faz necessária diante da expectativa de aumento do público.”
A Polícia Científica expandirá o atendimento com bases fixas e postos avançados para perícias, necropsias, papiloscopia e análises laboratoriais. O diretor-geral, Ciro José Cardoso Pimenta, destacou a integração com Corpo de Bombeiros e delegacias locais para agilizar atendimentos.
(Com informações da Agência Estadual)
A Polícia Militar atendeu, por volta das 8h30 desta sexta (12), um acidente de trânsito…
O musical Entre Estações e Esquinas, inspirado no livro Os Sonhos Não Envelhecem, de Márcio…
A Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), em parceria com o Shopping Palladium,…
O parque funcionará nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, sempre com entrada gratuita
Graças a uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Prefeitura…
A unidade do Poupatempo Paraná em Umuarama começou a funcionar no Shopping Palladium. O espaço…
Este site utiliza cookies
Saiba mais