Foto: Danilo Martins/OBemdito
A chuva intensa em Umuarama marcou esta sexta-feira (12), segundo dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). As temperaturas eram previstas para se manter entre 21°C e 25°C, porém por volta das 9h da manhã os termômetros registraram 19°C e sensação térmica de 18°C. Há também previsão de 32,6 mm de precipitação e chuva em todos os períodos do dia, com maior intensidade entre 10h e 12h e novamente entre 17h e 18h.
Para sábado (13), o Simepar prevê o cenário mais crítico da semana: acumulado de 73,1 mm e chuva intensa durante todo o dia, com orientação para que a população permaneça atenta e acione a Defesa Civil em situações de emergência. No domingo (14), os volumes diminuem, mas ainda há previsão de 15,9 mm, com temperaturas entre 21°C e 27°C.
Entre segunda (15) e quarta-feira (17), a instabilidade continua. Na segunda, são esperados 8 mm de chuva, com variação térmica entre 21°C e 29°C. Na terça (16), a previsão indica 9,2 mm e temperaturas de 22°C a 27°C. Já na quarta (17), o Simepar estima acumulado de 7 mm e temperaturas entre 22°C e 27°C.
Paralelamente à chuva intensa em Umuarama, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso laranja de tempestade válido das 22h de quinta-feira (11) até as 10h de sábado (13). O alerta indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo, com risco de alagamentos, danos à rede elétrica, queda de árvores e prejuízos em plantações.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não busquem abrigo sob árvores e evitem estacionar veículos próximos a estruturas altas, como torres de transmissão e placas. Também recomenda desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia em situações de risco. Informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Nesta sexta-feira o tempo instável predomina em todo o Paraná, com chuvas e temporais, se destacando as faixas oeste, centro e norte. São esperadas rajadas de vento, descargas atmosféricas e queda de granizo pontual nestas regiões, com acumulados bastante expressivos de precipitação. No sul e na faixa leste o risco para temporais existe, mas é bem menor. Temperaturas, em média, não se elevam muito. Nas praias fica mais abafado.
“Nesta madrugada, a instabilidade já atua na metade oeste do Paraná, como pode ser observado na imagem a seguir, extraída do mosaico de radares do Simepar, acompanhada das identificações de descargas atmosféricas. As áreas de chuva ocorrem de forma localizada, com núcleos de diferentes intensidades — inclusive alguns apresentando forte intensidade. A tendência é que, ao longo da madrugada, manhã e tarde desta sexta-feira, estas instabilidades se espalhem pelo estado, inclusive com potencial para tempestades severas.”, afirma a meteorologista Júlia Crepaldi Munhoz.
(Com informações Simepar e Inmet)
A Uvel Chevrolet, tradicional referência em veículos na região, anuncia que sua mais importante ação…
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta quinta-feira que renunciará ao mandato na Câmara Municipal…
A região de Altônia e Guaíra, no Noroeste do Paraná, entrou em estado de atenção…
O encontro ocorreu na Reitoria da instituição, no Campus Sede em Umuarama
O Governo do Paraná antecipou para esta sexta-feira (12) a publicação do Edital 265/2025-DRH/SEAP, que…
José Augusto Sobrinho, de 74 anos, vendedor de bilhetes da sorte cuja rotina simples, porém…
Este site utiliza cookies
Saiba mais