Saúde

Vacinas contra bronquiolite para gestantes chegam a Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama recebeu nesta segunda-feira (8) o primeiro lote das vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada a gestantes a partir da 28ª semana, que tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos. Com isso, a vacinação para gestantes começa já nesta terça-feira (9), com aplicação em dose única.

Umuarama recebeu 404 doses e a distribuição ocorrerá ao longo do dia para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a APS (Atenção Primária em Saúde) são 266 gestantes a partir de 28 semanas de gestação realizando o pré-natal pelo SUS. Porém, também tem gestantes do particular que podem procurar a vacina nas UBS.

A nova vacina integra pela primeira vez o calendário do Sus (Sistema Único de Saúde). O objetivo é proteger os recém-nascidos contra casos graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.

O imunizante já estava disponível na rede privada por cerca de R$ 1,6 mil e agora está disponível gratuitamente para todas as gestantes aptas.

Distribuição

A chegada das doses em Umuarama ocorre após a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) receber, na última quarta-feira (3), os primeiros 37.120 imunizantes. As unidades foram entregues no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. A distribuição para as 22 Regionais de Saúde começou na quinta-feira (4), seguida pelo repasse aos municípios.

Segundo a Sesa, esse primeiro lote representa 26,8% das doses necessárias para imunizar as 138 mil gestantes estimadas no Estado. A pasta aguarda um novo envio ainda em dezembro.

Sobre a doença

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças menores de dois anos, causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Além disso, a infecção inflama os bronquíolos e pode evoluir para quadros graves, especialmente em bebês com menos de seis meses, levando à necessidade de internação hospitalar.

Entre os sintomas mais comuns estão chiado no peito, respiração rápida, dificuldade para respirar, obstrução nasal, tosse e febre. Em situações mais severas, pode ocorrer sonolência excessiva, cianose (arroxeamento dos lábios), gemência e até pausas respiratórias. Por sua frequência e gravidade, o VSR é um dos vírus mais prevalentes nos exames do Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR).

(Com informações PMU e Ministério da Saúde)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Guarda municipal é preso com cocaína durante operação do Gaeco no Paraná

Um guarda municipal foi preso com cocaína durante uma operação do Gaeco realizada na manhã…

11 minutos ago

Saúde encerra sala que investigava casos de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) o encerramento da sala de situação, criada…

32 minutos ago

Novas regras para a CNH passam a valer esta semana; confira as mudanças

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana,…

2 horas ago

BPFron apreende 589 celulares e 3 notebooks sem nota fiscal na PR-323, em Tapejara

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizou a apreensão de 589 celulares e três…

2 horas ago

Programação de Natal de Umuarama começa nesta segunda-feira no distrito de Lovat

A comunidade do distrito de Lovat será a primeira a receber a visita do Papai…

2 horas ago

Defesa Civil e Inmet alertam sobre possibilidade de chuva intensa na região de Umuarama

Nesta segunda a temperatura em Umuarama deve variar entre 22ºC e 29ºC.

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais