Saúde

Vacinas contra bronquiolite para gestantes chegam a Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama recebeu nesta segunda-feira (8) o primeiro lote das vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), destinada a gestantes a partir da 28ª semana, que tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite em recém-nascidos. Com isso, a vacinação para gestantes começa já nesta terça-feira (9), com aplicação em dose única.

Umuarama recebeu 404 doses e a distribuição ocorrerá ao longo do dia para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). De acordo com a APS (Atenção Primária em Saúde) são 266 gestantes a partir de 28 semanas de gestação realizando o pré-natal pelo SUS. Porém, também tem gestantes do particular que podem procurar a vacina nas UBS.

A nova vacina integra pela primeira vez o calendário do Sus (Sistema Único de Saúde). O objetivo é proteger os recém-nascidos contra casos graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida.

O imunizante já estava disponível na rede privada por cerca de R$ 1,6 mil e agora está disponível gratuitamente para todas as gestantes aptas.

Distribuição

A chegada das doses em Umuarama ocorre após a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) receber, na última quarta-feira (3), os primeiros 37.120 imunizantes. As unidades foram entregues no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. A distribuição para as 22 Regionais de Saúde começou na quinta-feira (4), seguida pelo repasse aos municípios.

Segundo a Sesa, esse primeiro lote representa 26,8% das doses necessárias para imunizar as 138 mil gestantes estimadas no Estado. A pasta aguarda um novo envio ainda em dezembro.

Sobre a doença

A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças menores de dois anos, causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Além disso, a infecção inflama os bronquíolos e pode evoluir para quadros graves, especialmente em bebês com menos de seis meses, levando à necessidade de internação hospitalar.

Entre os sintomas mais comuns estão chiado no peito, respiração rápida, dificuldade para respirar, obstrução nasal, tosse e febre. Em situações mais severas, pode ocorrer sonolência excessiva, cianose (arroxeamento dos lábios), gemência e até pausas respiratórias. Por sua frequência e gravidade, o VSR é um dos vírus mais prevalentes nos exames do Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR).

(Com informações PMU e Ministério da Saúde)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Produtores de Umuarama conquistam títulos na Milk Fest

Produtores de Umuarama conquistaram títulos nas principais categorias da 1ª Milk Fest, demonstrando a qualidade…

10 minutos ago

Vídeo mostra trem atingindo caminhonete em Jandaia do Sul

Vídeo mostra o momento em que um trem atinge e arrasta uma caminhonete em Jandaia…

30 minutos ago

Anvisa desmente equivalência de canetas contrabandeadas com medicamentos do Brasil

Anvisa afirma que é falsa a informação de que testes comprovaram equivalência entre canetas contrabandeadas…

59 minutos ago

Moraes determina que PF ouça Flávio Bolsonaro em investigação sobre calúnia contra Lula

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal…

1 hora ago

Após ataque que matou 34 ovelhas, onça-parda volta a ser filmada em Assis Chateaubriand; vídeo

Uma onça-parda foi novamente avistada na comunidade de São Pedro do Piquiri, em Assis Chateaubriand,…

2 horas ago

Pesquisa: Moro segue à frente na corrida pelo Palácio Iguaçu, mas vantagem diminui

O senador Sergio Moro (PL) permanece na liderança da disputa pelo Governo do Paraná. No…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais