Carga recorde de quase 89 toneladas foi apreendida na região de Salto del Guairá, rota usada para enviar drogas ao Brasil (Foto Senad)
Forças de segurança do Paraguai realizaram, na quarta-feira (3), a maior apreensão de maconha da história do país, em uma operação desencadeada a apenas 167 quilômetros de Umuarama, na região de Salto del Guairá, fronteira direta com o Paraná. Batizada de Operação Umbral, a ação interceptou um comboio que transportava 88.991 quilos de maconha, segundo números oficiais divulgados pelo ministro paraguaio Jalil Rachid.
O carregamento, que seria destinado ao mercado brasileiro, alcançaria valor estimado de US$ 13,3 milhões, o equivalente a cerca de R$ 70 milhões. A droga estava dividida entre 19 veículos apreendidos, incluindo caminhões-tratores, caminhão convencional e caminhonetes.
Durante a ofensiva, cinco pessoas foram presas e um suspeito morreu em confronto, informou a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Os veículos e as cargas foram levados à Base Regional da Senad em Salto del Guairá, onde passaram por análise, conferência e pesagem oficial.
A ação foi executada em conjunto pelo Senad, Comando de Operações de Defesa Interna e Ministério Público do Paraguai. Em publicação oficial, o ministro Rachid classificou a operação como “um recorde histórico” e destacou que o país tem ampliado sua capacidade de controle fronteiriço e resposta contra redes de narcotráfico que atuam naquela região.
A rota por Salto del Guairá é uma das mais utilizadas para o envio de grandes cargas de drogas ao Brasil, com destino final a centros logísticos e de distribuição no Paraná e demais estados. A proximidade com cidades brasileiras, como Umuarama, reforça a importância estratégica das ações de vigilância e cooperação entre forças de segurança dos dois países.
(Com informações da Senad)
Substância experimental está ainda em fase de testes
O morador chamava a atenção das pessoas devido à sua semelhança com o ator norte-americano
Vítima foi atingida por um automóvel ao sair de trás de um caminhão
Evento começa às 7h, com credenciamento às 6h30, no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto
Ação também resultou na apreensão de uma caminhonete com placas clonadas
Estado recebeu 37.120 doses na última quarta-feira (3)
Este site utiliza cookies
Saiba mais