Cotidiano

Quase 90 toneladas de maconha são apreendidas a apenas 167 km de Umuarama; imagens

Forças de segurança do Paraguai realizaram, na quarta-feira (3), a maior apreensão de maconha da história do país, em uma operação desencadeada a apenas 167 quilômetros de Umuarama, na região de Salto del Guairá, fronteira direta com o Paraná. Batizada de Operação Umbral, a ação interceptou um comboio que transportava 88.991 quilos de maconha, segundo números oficiais divulgados pelo ministro paraguaio Jalil Rachid.

O carregamento, que seria destinado ao mercado brasileiro, alcançaria valor estimado de US$ 13,3 milhões, o equivalente a cerca de R$ 70 milhões. A droga estava dividida entre 19 veículos apreendidos, incluindo caminhões-tratores, caminhão convencional e caminhonetes.

Durante a ofensiva, cinco pessoas foram presas e um suspeito morreu em confronto, informou a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad). Os veículos e as cargas foram levados à Base Regional da Senad em Salto del Guairá, onde passaram por análise, conferência e pesagem oficial.

A ação foi executada em conjunto pelo Senad, Comando de Operações de Defesa Interna e Ministério Público do Paraguai. Em publicação oficial, o ministro Rachid classificou a operação como “um recorde histórico” e destacou que o país tem ampliado sua capacidade de controle fronteiriço e resposta contra redes de narcotráfico que atuam naquela região.

A rota por Salto del Guairá é uma das mais utilizadas para o envio de grandes cargas de drogas ao Brasil, com destino final a centros logísticos e de distribuição no Paraná e demais estados. A proximidade com cidades brasileiras, como Umuarama, reforça a importância estratégica das ações de vigilância e cooperação entre forças de segurança dos dois países.

(Com informações da Senad)

Rudson de Souza

Recent Posts

Retatrutida: PRF apreende no PR emagrecedor não liberado mundialmente para uso

Substância experimental está ainda em fase de testes

15 minutos ago

Firmino José da Silva, o Morgan Freeman de Umuarama, falece aos 84 anos

O morador chamava a atenção das pessoas devido à sua semelhança com o ator norte-americano

50 minutos ago

Homem é vítima de atropelamento na rua Florianópolis, em Umuarama

Vítima foi atingida por um automóvel ao sair de trás de um caminhão

1 hora ago

Congresso Católico de Mulheres acontece neste sábado; confira programação

Evento começa às 7h, com credenciamento às 6h30, no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto

2 horas ago

Operação Codesul II: Polícia apreende mais de 700 quilos de maconha em Umuarama

Ação também resultou na apreensão de uma caminhonete com placas clonadas

2 horas ago

Vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório começa 48 horas após Paraná receber doses

Estado recebeu 37.120 doses na última quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais