Animal foi resgatado tomado por larvas; ONG afirma que abandono partiu do tutor e pede informações da comunidade (Foto ONG Patas do Amor)
A ONG umuaramense Patas do Amor está em busca de informações e denúncias que ajudem a identificar o responsável por um caso de abandono considerado extremamente grave. A entidade pede que qualquer pessoa que tenha visto ou saiba quem deixou o animal em uma área rural de Pérola entre em contato pelo telefone (44) 98439-0134.
O pedido ocorre após o resgate, neste fim de semana, de um cão encontrado em condições críticas. O animal estava abandonado, tomado por larvas e já havia perdido o olho direito devido à gravidade dos ferimentos. O caso foi denunciado por uma moradora da cidade.
Segundo a diretora da ONG, Márcia Carmem da Silva, tudo indica que o cão foi deixado no local pelo próprio tutor. “Ele estava sendo devorado por larvas, perdeu o olho e encontra-se internado. A recuperação será longa e cara”, afirma. A ONG também solicita ajuda financeira para custear o tratamento.
O resgate em Pérola ocorre pouco tempo depois de outro episódio de violência que chocou Umuarama. No fim de setembro, a comunidade do Conjunto Habitacional Sonho Meu 2 se deparou com a morte brutal de Madonna, uma cadela que havia sido deixada temporariamente aos cuidados de uma moradora do bairro.
Uma voluntária havia se oferecido para ajudar na doação do animal. Mas, no domingo (31), ao retornar para buscar a cadela, pois já havia encontrado um lar, ouviu que Madonna teria “fugido”. Na busca pelo animal, a voluntária encontrou o corpo em um terreno baldio, com cortes profundos no pescoço, em uma cena descrita como chocante.
A moradora registrou boletim de ocorrência na 7ª Subdivisão Policial e relatou ter visto arranhões suspeitos no braço da tutora, que apresentou versões contraditórias à Polícia Militar. Relatos recebidos pela ONG indicam ainda que a suspeita teria enterrado o corpo, voltado ao local algumas horas depois, desenterrado e descartado o animal de forma irregular, numa possível tentativa de ocultar o crime.
Na época, Márcia Carmem afirmou: “É um episódio brutal que expõe a barbárie que enfrentamos diariamente. A violência contra animais é um crime e precisa ser tratada com seriedade pelas autoridades.”
Entidades de proteção animal destacam que casos como o de Madonna e o do cão resgatado em Pérola não são isolados. ONGs e voluntários de todo o Paraná registram aumento nas denúncias envolvendo abandono, espancamento, mutilações e negligência severa.
A legislação brasileira prevê penalidades severas. Desde 2020, com a Lei 14.064, maus-tratos contra cães e gatos têm pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda. Entre as práticas consideradas crime estão:
Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…
Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…
Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…
Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…
Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…
Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…
Este site utiliza cookies
Saiba mais