Brasil

PF desmonta esquema de “falso Mounjaro” produzido por médicos e clínicas

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Slim, que cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (27) em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. A ação teve como alvo profissionais da saúde, clínicas e laboratórios envolvidos na produção ilegal de medicamentos para emagrecimento a partir da substância tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro.

Segundo a Polícia Federal, os investigados manipulavam o composto sem autorização sanitária, sem pagamento de patente e em completa desconformidade com as regras para manipulação magistral. A apuração apontou que o grupo burlava normas técnicas e operava como se fosse a própria fabricante do medicamento, produzindo em larga escala com apoio de laboratórios do esquema.

A Operação Slim também resultou na apreensão de carros de luxo, como uma Ferrari, além de relógios de alto valor e aviões registrados em nome de laranjas ligados ao grupo criminoso. O material apreendido será analisado para aprofundar a identificação do fluxo financeiro da organização.

Caixas apreendidas pela PF de tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, usado para emagrecimento e tratamento de diabetes (Polícia Federal/Divulgação)

O principal investigado é o médico baiano Gabriel Almeida, que atende em São Paulo e divulgava nas redes sociais o produto e o tratamento para emagrecimento como se fossem legalizados. De acordo com a PF, o material era vendido sem controle de qualidade, elevando o risco aos consumidores.

A investigação durou quase um ano e teve início após denúncia da detentora da patente da tirzepatida. Os resultados até o momento são indícios de produção em série em escala industrial, prática proibida no âmbito da manipulação autorizada pela legislação vigente.

A operação contou com apoio de agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das vigilâncias sanitárias estaduais nos locais dos mandados.

Leia também: Aumentam as apreensões de emagrecedores e anabolizantes na região de Umuarama

(Com informações PF)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais