Foto: Ari Dias/AEN
O Governo do Paraná vai pagar o 13º salário integral aos servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas no próximo dia 5 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart. Assim como nos anos anteriores, o pagamento em parcela única garante que os trabalhadores possam se programar para as despesas e compromissos de fim de ano.
A medida beneficia cerca de 155 mil servidores da ativa e quase 131 mil aposentados e pensionistas, que juntos receberão um aporte superior a R$ 2,4 bilhões.
O governador também determinou a antecipação da folha salarial de dezembro, que será paga no dia 18, portanto antes do Natal. Somada à folha de novembro, que será paga nesta sexta-feira (28), e ao 13º salário, essa programação representa mais de R$ 7,3 bilhões injetados na economia paranaense neste fim de ano.
Ratinho Junior destacou que o pagamento de três folhas em um intervalo curto reforça o compromisso do Estado com o servidor público. “Com esse calendário, nossos servidores podem organizar suas viagens, festas familiares e aproveitar melhor o Natal e o Ano Novo”, afirmou.
Com isso, o Estado mantém a tradição dos últimos anos de priorizar a remuneração dos servidores e assegurar previsibilidade no calendário de pagamentos, com depósitos em parcela única e de forma antecipada — medida que auxilia no planejamento financeiro das famílias e contribui para o aquecimento da economia no último bimestre. “É muito dinheiro girando no comércio e nos serviços neste período”, acrescentou o governador.
Para o governador, a capacidade do Estado de garantir esses pagamentos é resultado do equilíbrio fiscal. Ele lembrou que o Paraná possui nota máxima na Capacidade de Pagamento (Capag A+), concedida pelo Tesouro Nacional, em reconhecimento à boa saúde financeira das contas públicas. “Poucos estados conseguem pagar três folhas em 20 dias. Isso é fruto de uma gestão transparente e responsável”, concluiu Ratinho Junior.
De acordo com o secretário da Administração e da Previdência, o trabalho conjunto das equipes da pasta em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefa) foi fundamental para assegurar o cumprimento do cronograma. Goulart destacou que a confirmação das datas dá previsibilidade aos servidores, que já podem se planejar para as despesas do fim do ano.
“Os servidores paranaenses têm a tranquilidade de saber exatamente quando o dinheiro estará na conta. Além dos trabalhadores, o comércio, as famílias e toda a economia paranaense ganham com essa injeção no final do ano”, disse.
Assim como o governador, Goulart credita a antecipação à solidez financeira do Estado. “O Paraná tem hoje a maior eficiência administrativa do País, com equilíbrio nas contas e crescimento econômico. Isso garante segurança para o pagamento de salários, aposentadorias e pensões, valorizando o nosso servidor público”, completou o secretário.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais