Problema interno em provedora de infraestrutura gerou efeito dominó e afetou redes sociais (Foto Ilustrativa/freepik)
A terça-feira (18) foi marcada por uma das maiores instabilidades recentes da internet global. Uma falha interna na Cloudflare, empresa responsável por parte significativa da infraestrutura da web mundial, fez com que sites, aplicativos e serviços digitais de diferentes países ficassem inacessíveis. O próprio site OBemdito, que utiliza a proteção e a distribuição de tráfego da companhia, também foi afetado pelo apagão tecnológico.
A Cloudflare atua como intermediária entre usuários e os servidores de milhões de sites. Quando alguém acessa um endereço na internet, a requisição passa antes por um dos datacenters da empresa, que então direciona o conteúdo pelo caminho mais rápido e seguro. A companhia mantém centenas dessas estruturas ao redor do planeta.
Em nota, a empresa afirmou que o problema foi provocado por uma “degradação interna dos serviços”, que desencadeou erros generalizados do tipo 500 (Internal Server Error). Como a companhia funciona como um “escudo” entre o navegador e o servidor final, a interrupção em sua operação faz com que páginas pareçam estar fora do ar, mesmo quando seus servidores de origem continuam ativos.
A falha causou impacto imediato em sistemas de grande porte. Entre os atingidos estiveram redes sociais como o X (antigo Twitter) e o Discord; ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT; serviços de varejo e streaming, como Amazon e Spotify; plataformas de pagamento, como o PayPal; além de serviços de entretenimento online, como Steam, League of Legends e Valorant. Páginas governamentais, incluindo o gov.br, também registraram queda.
Algumas plataformas apresentaram recuperação parcial ao longo da tarde, mas técnicos ainda monitoravam instabilidades devido à restauração gradual dos servidores da Cloudflare. Parte dos sites, entretanto, permaneceu inacessível até a publicação desta matéria.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais