Umuarama

Escolas de Umuarama encerram escalonamento e aulas se tornam 100% presenciais

A grande maioria dos 7.880 alunos de educação infantil (4 e 5 anos), séries iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal já retornou às aulas presenciais em Umuarama.

A Secretaria de Educação encerrou na última semana o escalonamento que vinha sendo aplicado por conta das medidas preventivas ao contágio do coronavírus, seguindo as orientações de sucessivas resoluções da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nesta segunda as aulas foram normais e na próxima terça-feira, 16, retornam aos estabelecimentos as 1.413 crianças do ensino pré-escolar (0 a 3 anos).

O escalonamento foi necessário para manter o distanciamento entre os alunos, quando a modalidade presencial foi liberada pelo Estado. “Durante a pandemia tivemos um período de aulas remotas, com o ensino presencial totalmente suspenso. Depois começamos atender aos alunos que tinham dificuldades e mais adiante escalonamos as turmas para a retomada das aulas presenciais”, lembrou a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Agora, com a Resolução 977/2021 da Sesa, de 28 de outubro (que exclui o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas), o ensino presencial deixou de ser facultativo e tornou-se obrigatório. Apenas alunos com comorbidades comprovadas poderão continuar no ensino remoto.

“As escolas, professores e funcionários estão prontos para receber os alunos com as medidas e cuidados necessários para evitar o contágio. Não víamos a hora de ter as salas cheias de alunos, pois o contato com os professores e o convívio escolar são fundamentais para o desenvolvimento das crianças”, acrescentou Mauriza Menegasso.

A coordenadora da Secretaria de Educação, Elisângela Reis, explicou que no ensino pré-escolar as atividades serão inicialmente em meio período. As crianças das turmas parciais de 0 a 3 anos terão aulas normais, cada uma a seu turno. Já as de período integral terão aulas na parte da manhã.

Essa é uma prática normal para as crianças que estão chegando à escola se adaptarem e passarem pelas mudanças no convívio familiar, social e escolar. “Vamos aproveitar os meses finais deste ano para essa adaptação e ano que vem as aulas voltam ao normal”, acrescentou a coordenadora. “A partir de agora, só teremos atendimento remoto para estudantes com comorbidades comprovadas por laudo médico”, reforça a secretária Mauriza Menegasso.

O ensino pré-escolar (0 a 3 anos) conta com 1.413 crianças matriculadas em Umuarama, mais 92 inscritas no Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda. Já na educação infantil são 2.154 alunos de 4 e 5 anos. O Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) conta com 5.676 matriculados e a EJA mais 50, aproximadamente, perfazendo um total geral de 9.384 alunos na rede municipal de Umuarama.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

33 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais