Mundo

Ciclone cria “muralha” de nuvens na Argentina e frente fria avança para o Brasil

A formação de um ciclone extratropical associada ao avanço de uma nova frente fria provocou uma tempestade de grande intensidade em General Villegas, na província de Buenos Aires, na tarde de sábado (15). Imagens registradas por moradores mostram a chegada de uma nuvem densa e carregada que tomou o céu da região em poucos minutos.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve alterar significativamente o tempo no Sul do Brasil nesta segunda-feira (17). A instabilidade observada na Argentina antecede o deslocamento da frente fria, que favorece a formação de tempestades rápidas e intensas.

A previsão indica chuva forte, queda de granizo, grande quantidade de raios e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h em áreas isoladas. O ciclone e sua frente fria também devem alcançar Mato Grosso do Sul ao longo desta segunda-feira, aumentando as chances de vendavais, chuva volumosa e granizo.

O cenário eleva o risco de destelhamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e pontos de alagamento. O Inmet orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos e redobrar os cuidados diante da possibilidade de tempo severo.

Em Umuarama

Umuarama enfrenta chuva nesta segunda-feira (17), com ocorrências no período da manhã e tarde. A região está sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica risco moderado a alto para ventos fortes, granizo e alagamentos.

O boletim do Simepar aponta que o céu deve seguir nublado durante praticamente todo o dia. A manhã começou com média de 21 °C, e a máxima não deve passar dos 23 °C.

Na terça-feira (18) a chuva dá uma trégua e a previsão indica céu ensolarado na Capital da Amizade. Os termômetros devem se manter entre 16°C e 23°C.

Leia também: Previsão é de chuva intensa nesta segunda-feira em Umuarama; região está em alerta

(Com informações RIC Mais)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Presidenciáveis levam propostas sobre bets, saúde e segurança a atos pelo país

Candidatos à Presidência cumpriram agendas em diferentes estados neste fim de semana; primeiro turno das…

8 horas ago

Homem liga para o 190 após briga com ex e descobre que era procurado, em Umuarama

Policiais descobriram durante o atendimento que havia um mandado de prisão por furto contra o…

9 horas ago

PM apreende som de carro após reclamação de volume alto às 7h em Francisco Alves

Equipamento estava instalado em um VW Polo estacionado em via pública no bairro Sonho Meu;…

9 horas ago

Abraão Hachicho abre exposição na Bienal em Curitiba e é prestigiado por artistas da capital

Pintor umuaramense apresenta obras sobre os pracinhas da FEB no Museu do Expedicionário, dentro da…

9 horas ago

Dos campos do Aceru às duas taças: a história de Raiane, atleta de Umuarama

Antes de levantar duas taças pela Chapecoense, Raiane da Silva Alves era apenas uma menina…

10 horas ago

Homem é baleado ao sair de casa para trabalhar em Marechal Cândido Rondon

A vítima seguia para o trabalho, onde iniciaria o turno às 22h, quando foi atingido…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais