Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama deve enfrentar um fim de semana marcado por instabilidade, chuva, risco de tempestades e avanço de uma frente fria segundo dados do Simepar e alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Governo do Paraná. A condição já começou nesta sexta-feira (14), quando a cidade permanece sob alerta laranja para tempestades, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
Para esta sexta em Umuarama, o Simepar prevê períodos de chuva ao longo do dia, com temperaturas entre 21 °C e 26 °C. Com o alerta laranja vigente, há risco de cortes no fornecimento de energia, quedas de árvores, alagamentos e danos em estruturas. O Inmet orienta que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento e desligue aparelhos elétricos em caso de tempestades.
O sábado deve ser de céu predominantemente nublado, com temperatura variando de 20 °C a 25 °C. Embora o risco seja menor em relação à sexta-feira, parte da região segue sob alerta amarelo, que indica chance de chuva entre 20 e 30 mm/h, ventos moderados (40 a 60 km/h). A orientação permanece para que moradores redobrem a atenção em áreas abertas e evitem estacionar veículos próximos a árvores ou estruturas frágeis.
A instabilidade aumenta novamente no domingo, quando o Simepar aponta possibilidade de tempestades em alguns períodos. A temperatura sobe, chegando aos 29 °C na máxima, com mínima de 18 °C. A combinação de calor e umidade reforça a chance de pancadas mais fortes, acompanhadas de ventos e trovoadas.
A Defesa Civil reforça cuidados básicos durante o período de instabilidade:
O Governo do Paraná informou que, no território estadual o fim de semana será marcado por muito calor, chuvas irregulares e a chegada de uma frente fria no domingo, que deve provocar temporais, ventos fortes, raios e até granizo em várias regiões do estado.
Nesta sexta-feira, a instabilidade atmosférica segue presente sobre todas as regiões do Paraná. Assim, são esperadas pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em vários momentos. Temporais localizados não estão descartados especialmente durante o período da tarde, com maior probabilidade no interior. As temperaturas não se elevam muito, com valores máximos em torno dos 26-27 ºC no Noroeste e Oeste. No Leste (RMC e praias) as temperaturas variam entre os 22-24 °C.
“O céu segue encoberto em praticamente todo o Paraná nesta madrugada de sexta-feira. Em vários setores há registro de chuviscos/chuvas fracas (Noroeste, Norte e Leste, por exemplo). Vento próximo a superfície favorece o ingresso de umidade do oceano, enquanto em médios e altos nota-se fluxo que transporta umidade desde o Norte do Brasil até o estado. No interior segue bem abafado, com temperaturas acima dos 20°C”, alerta o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais