Saúde

Dia de Luta Contra a Aids terá ações preventivas em Umuarama

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de ações em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), para promover a capacitação de médicos e enfermeiros, orientações aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), discussão sobre a sexualidade na adolescência e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A programação foi aberta na última semana com um encontro entre integrantes do grupo Arte Positiva, acadêmicos de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), a psicóloga do ambulatório, Lucinéia Ceolin, a estagiária de Psicologia, Mariana Toesca, e a voluntária Silvinha Santos. O tema foi a importância do uso do preservativo no combate às ISTs e HIV/aids.

No próximo dia 25, das 8h30 às 12h30, alunos do Ensino Médio Regular e do curso Técnico em Contabilidade do Colégio Estadual Tirantes terão o encerramento do projeto ‘Prevenção e Sexualidade nas Escolas’, com presença da psicóloga Lucinéia Ceolin e da equipe do Ambulatório Municipal de Infectologia.

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde (APS) terão uma capacitação sobre ISTs, HIV/aids, hepatites virais e sífilis com o médico infectologista Ricardo Delfini Perci no próximo dia 28, das 15h às 17h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

“Já no dia 1º de dezembro, usuários do SUS na área de espera da Secretaria de Saúde serão o foco das orientações, a partir das 9h, com Mariana Toesca e a técnica em enfermagem Regiane Pesoti”, informou a coordenadora do ambulatório, Maria de Lourdes Gianini.

As ações continuam na Clínica Psiquiátrica Santa Cruz, dia 4/12 a partir das 9h30, com palestra sobre HIV/aids para pacientes internados em sofrimento psíquico, com a equipe do ambulatório, e no dia 5/12 o médico infectologista Ricardo Perci volta à Secretaria Municipal de Saúde para capacitar outro grupo de médicos e enfermeiros da APS sobre ISTs, aids, hepatites e sífilis.

(Assessoria PMU)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Após sensação térmica de 40ºC, chuva chega a Umuarama na noite deste sábado

O sábado (24) foi de calor em Umuarama e a chuva chegou no período da…

6 horas ago

Sorriso no rosto e fé na vida marcam história de mulher que venceu o câncer de mama em Umuarama

A empresária Angélica Tatiana Munhoz Leme Barradas, 48 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de…

8 horas ago

Datafolha: Flávio com 51% e Lula com 49% dos votos válidos têm empate técnico

O Datafolha divulgou neste sábado (24), véspera do segundo turno das Eleições 2026, nova pesquisa…

8 horas ago

Morador de Douradina é preso por furto de ovelhas e aves de sítio em Maria Helena

A Polícia Militar (PM) prendeu em flagrante um morador de Douradina pelo furto de animais…

9 horas ago

Aciu Mulher promove encontro no dia 27 sobre acolhimento e direitos no câncer

Evento alusivo ao Outubro Rosa reunirá mulheres com experiências relacionadas ao câncer no dia 27…

9 horas ago

Comunicação das baleias: o que os sons revelam no oceano

A comunicação das baleias debaixo d'água depende de um sofisticado repertório de sons. Como a…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais