Fotos: Assessoria PMU
O índice de infestação predial (IIP) pelo mosquito da dengue aumentou em Umuarama nos últimos dias. É o que revela o sexto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) deste ano. Por isso, a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população para que amplie os cuidados.
Os agentes de combate a endemias (ACEs) coletaram os dados e amostras entre os dias 3 a 7 de novembro. Na sondagem anterior eles encontraram larvas em 0,6% dos imóveis em que estiveram, enquanto no levantamento atual a média subiu para 2,1%. O percentual é bem acima do volume considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%.
No comparativo por UBS (unidade básica de saúde), os agentes não encontraram o mosquito transmissor da dengue em apenas quatro regiões do município. Nas demais, o índice variou de 0,4% a até quase 7%. Ficou em 6,8% na UBS Jabuticabeiras, 6,4% no Posto Central, 5,9% no Jardim União e 5,7% no Jardim Panorama. Cabe ressaltar que o Aedes aegypti também transmite febre amarela, zika vírus e chikungunya.
Para um acompanhamento mais detalhado da situação, a cidade é dividida em 62 localidades e, desse total, 24 apresentaram índice elevado de infestação do mosquito, enquanto em 38 os agentes não encontraram larvas.
A situação mais crítica é a do Jardim Panorama, onde o mosquito da dengue apareceu em 25,8% dos imóveis visitados – volume extremamente alto. Também apresentaram infestação elevada a região da Praça dos Xetá (16,7%), Parque Jabuticabeiras (14,8%), imediações da Igreja Catedral (12,5%) e Jardim Los Angeles (9,7%). Em outras 19 localidades a infestação variou de 1,8% a 7,7%.
A coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Santos da Silva, alerta que a população precisa redobrar os cuidados. “Além da infestação de mosquitos em muitas localidades, temos também alta circulação do vírus. Já registramos 587 casos positivos de dengue no ano, de um total de 2.316 notificações acumuladas de janeiro ao início de novembro”, afirmou.
Diante desses números, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações especiais nos pontos mais críticos, porém reforça o apelo à população para eliminar possíveis criadouros do mosquito em seus quintais.
“É preciso descartar qualquer recipiente que possa acumular água, limpar ralos, calhas, colocar areia em pratinhos de plantas. Além disso, cobrir garrafas, pneus, bacias e tambores que armazenam água da chuva, entre outros cuidados”, recomendou Regiani.
Confira mais informações sobre a dengue aqui.
(Informações: Assessoria PMU)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais