Paraná

Sanepar irá destinar todos copos com água para vítimas de tornado em Rio Bonito

Nos próximos 30 dias, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai destinar 100% do seu envase de água em copos para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Centro-Sul paranaense que foi devastada por um tornado na última sexta-feira (7).

No sábado (8), a Companhia já havia enviado ao município 50 mil copos de água envasada, principalmente para os desabrigados e profissionais que estão trabalhando no auxílio às vítimas e na reestruturação dos serviços em Rio Bonito do Iguaçu.

“A Sanepar disponibiliza gratuitamente a água de torneira envasada em copos para eventos como parte de seu compromisso do acesso universal à água tratada. Neste momento de urgência que vive Rio Bonito do Iguaçu, uma das nossas ações é destinar 100% do nosso envase para seus moradores”, ressalta o diretor-presidente da empresa, Wilson Bley.

Com essa determinação, a entrega dos copos d’água para outros pontos do estado e eventos fica temporariamente suspensa. Esta decisão está entre as ações da Sanepar para contribuir com medidas de emergência ao município, que está em estado de calamidade pública.

Isenção da tarifa

Outra medida, anunciada na manhã desta segunda-feira (10) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, é a isenção da tarifa de água pelos próximos três meses. Nesse período, a Sanepar vai emitir as faturas com o valor simbólico de R$1, para cumprir a legislação, que exige algum tipo de pagamento pelo serviço. “Estamos adotando atitudes além de medidas operacionais; são gestos de solidariedade e respeito às famílias que estão reconstruindo suas vidas”, explica Bley. Além disso, não haverá corte de água por inadimplência de moradores da cidade pelo mesmo período.

Na torneira

A distribuição de água está normalizada em Rio Bonito do Iguaçu desde o meio-dia de sábado. Em alguns pontos, a retomada levou um pouco mais de tempo, pela necessidade de o sistema recuperar a pressão necessária. Em outros pontos, danos nas tubulações causados pelo arrasto dos ventos que chegaram a 330 km/h, de acordo com Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Para restabelecer o serviço nos pontos que sofreram avarias, equipes da Sanepar vistoriam redes e cavaletes das residências para localizar vazamentos. A Companhia também mantém seis caminhões pipa levando água de Laranjeiras do Sul a Rio Bonito do Iguaçu.

(Com informações Sanepar)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais