Foto: Assessoria PMU
A quinta-feira, 6, foi frutífera para a área de saúde em Umuarama. Além da inauguração da nova sede da UBS Centro de Saúde Escola e do CRMI, o município também ganhou o Espaço TEA, mais uma parceria entre o município – por meio da Secretaria de Saúde – e a Universidade Paranaense (Unipar), que permitirá ampliar de forma significativa o atendimento às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na cidade.
O espaço foi implantado no campus 3 da Unipar – na avenida Tiradentes, Jardim Paraíso – com toda a estrutura necessária para dar um atendimento de qualidade para até 100 pacientes. Inicialmente serão 10 vagas, mas esse número será ampliado gradativamente até chegar à capacidade plena, em colaboração com o Instituto de Atendimento ao Indivíduo com TEA (IAITEA) da Secretaria Municipal de Saúde.
“Essa parceria nos possibilitará ampliar o atendimento prestado aos autistas no município. A participação da Unipar é fundamental nesse processo, por fornecer a estrutura e profissionais que vão se somar à nossa equipe para atender a demanda”, agradeceu o prefeito Fernando Scanavaca.
A coordenadora do instituto, Dayse Valeria Moreira André, lembrou que assumiu o cargo há pouco mais de 8 meses com 45 pacientes assistidos e uma fila de espera com cerca de 280. Neste período, com todos os esforços e o apoio da administração municipal, aumentou os atendimentos para 152 após a contratação e capacitação de novos profissionais.
Com mais um reforço na equipe, Dayse espera chegar em breve a 200 atendidos no IAITEA. “Mas ainda não é suficiente, por isso é muito importante esse Espaço TEA em parceria com a Unipar, que vai começar com 10 pacientes, mas rapidinho deve expandir para até 100. Agradecemos a parceria e estamos muito felizes mesmo. A vida das famílias com autistas é difícil e esse apoio vai ser muito importante”, completou.
O reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, reafirmou o apoio da instituição e a equipe qualificada que foi colocada no projeto, sob a coordenação do professor José Irineu Gorla – doutor em Educação Física com especializações em análise comportamental aplicada ao autismo, psicomotricidade, performance motora e outras áreas relacionadas, além de pós-doutorado em ciências da saúde.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais