Foto: Freepik
Umuarama avança em políticas de fortalecimento rural com a assinatura do convênio para implantação de estufas agrícolas. A cerimônia acontece nesta quinta-feira, às 17h, na sede da Cooperu, localizada na PR-323.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, participa do ato oficial que confirma o investimento de R$ 1.692.000 destinados ao projeto. A ação reforça o compromisso do município com a agricultura familiar e com o desenvolvimento econômico regional.
A iniciativa atenderá produtores que abastecem programas como Banco de Alimentos, merenda escolar e feirinhas do Lixo que Vale. A Prefeitura publicou o edital de chamamento público para selecionar os agricultores beneficiados, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Seab.
Dessa forma, o processo garante transparência e amplia as oportunidades para quem produz verduras e legumes no município.
O prefeito Fernando Scanavaca destaca que a parceria fortalece a produção local e melhora a renda das famílias. Ele afirma que as estufas aumentarão a qualidade e o volume dos alimentos, o que impactará diretamente o abastecimento municipal. Assim, o projeto se consolida como uma estratégia para ampliar a segurança alimentar e gerar desenvolvimento sustentável em Umuarama.
Os agricultores interessados devem residir no município, estar ativos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar ou possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf. O edital prevê 40 estufas de 960 m² cada, destinadas ao cultivo protegido de diversas culturas, como hortaliças, frutas e legumes.
A plasticultura possibilita maior produtividade, diversificação e redução de perdas climáticas. Consequentemente, o modelo fortalece a renda das famílias e melhora o acesso da população a alimentos frescos. Nesse sentido, o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Pikler, reforça que o projeto incentiva a permanência no campo e aproxima políticas públicas do desenvolvimento rural sustentável
As estufas serão instaladas em propriedades tecnicamente viáveis, com orientação da Secretaria Municipal de Agricultura, IDR-Paraná e demais órgãos parceiros. Nesse sentido, o edital define critérios de seleção e estabelece inscrições de 6 a 19 de novembro, presencialmente na Secretaria de Agricultura.
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais