Umuarama

Umuarama amplia apoio à agricultura familiar com investimento de R$ 1,6 milhão

Umuarama avança em políticas de fortalecimento rural com a assinatura do convênio para implantação de estufas agrícolas. A cerimônia acontece nesta quinta-feira, às 17h, na sede da Cooperu, localizada na PR-323.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, participa do ato oficial que confirma o investimento de R$ 1.692.000 destinados ao projeto. A ação reforça o compromisso do município com a agricultura familiar e com o desenvolvimento econômico regional.

A iniciativa atenderá produtores que abastecem programas como Banco de Alimentos, merenda escolar e feirinhas do Lixo que Vale. A Prefeitura publicou o edital de chamamento público para selecionar os agricultores beneficiados, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Seab.

Dessa forma, o processo garante transparência e amplia as oportunidades para quem produz verduras e legumes no município.

Desenvolvimento sustentável

O prefeito Fernando Scanavaca destaca que a parceria fortalece a produção local e melhora a renda das famílias. Ele afirma que as estufas aumentarão a qualidade e o volume dos alimentos, o que impactará diretamente o abastecimento municipal. Assim, o projeto se consolida como uma estratégia para ampliar a segurança alimentar e gerar desenvolvimento sustentável em Umuarama.

Os agricultores interessados devem residir no município, estar ativos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar ou possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf. O edital prevê 40 estufas de 960 m² cada, destinadas ao cultivo protegido de diversas culturas, como hortaliças, frutas e legumes.

A plasticultura possibilita maior produtividade, diversificação e redução de perdas climáticas. Consequentemente, o modelo fortalece a renda das famílias e melhora o acesso da população a alimentos frescos. Nesse sentido, o secretário municipal de Agricultura, Geraldo Pikler, reforça que o projeto incentiva a permanência no campo e aproxima políticas públicas do desenvolvimento rural sustentável

As estufas serão instaladas em propriedades tecnicamente viáveis, com orientação da Secretaria Municipal de Agricultura, IDR-Paraná e demais órgãos parceiros. Nesse sentido, o edital define critérios de seleção e estabelece inscrições de 6 a 19 de novembro, presencialmente na Secretaria de Agricultura.

(Informações: Assessoria PMU)

Alex Nascimento

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais