Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O Procon-PR, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Febraban, promove entre 1º e 30 de novembro um mutirão online de renegociação de dívidas e orientação financeira. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju) e busca auxiliar consumidores a regularizar pendências com instituições financeiras.
Segundo o secretário Valdemar Jorge, a ação é uma oportunidade para renegociar débitos em atraso de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais e crédito consignado. Não entram no mutirão as dívidas com bens dados em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, nem contratos com parcelas em dia ou dívidas já prescritas.
As negociações serão realizadas exclusivamente pela internet, na plataforma consumidor.gov.br, ou diretamente com o banco credor. O consumidor deve fazer o registro na plataforma, relatar o problema e informar que deseja participar do mutirão, indicando quanto pode pagar por mês. Após o envio, a instituição financeira tem 10 dias para apresentar uma proposta, e o consumidor 20 dias para avaliar a resposta.
Além das negociações, os participantes terão acesso à plataforma meubolsoemdia.com.br, que oferece gratuitamente conteúdos sobre educação financeira. “O objetivo é ajudar as pessoas a saírem do sufoco e a administrarem melhor seu orçamento”, destacou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
(OBemdito e AEN)
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Este site utiliza cookies
Saiba mais