Foto: UEPG
Nesta sexta-feira (17), dia marcado no calendário do Ministério da Saúde como o Dia Nacional da Vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) convoca os paranaenses para a Campanha Estadual de Multivacinação, que ocorrerá neste sábado (18), o Dia D. A ação vai abranger 326 municípios paranaenses e faz parte da campanha nacional para ampliar a cobertura vacinal da população – outros 30 municípios já realizaram ou farão a ação em outro dia. A meta é aplicar 150 mil doses de vacinas do Calendário Nacional de Imunização.
Mais de 1.370 salas de vacinação estarão abertas (8h às 17h) e 9.748 profissionais da saúde participarão do movimento, visando atualizar o calendário de imunização de todos os públicos, principalmente crianças e adolescentes.
Em Umuarama, até 31 de outubro, a recomendação é levar as crianças para receber as vacinas disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama e, em uma ação especial, também neste sábado o dia todo. Os pais devem aproveitar esta oportunidade para atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes até 15 anos, ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra diversas doenças. As vacinas também serão disponibilizadas nas UBS dos distritos de Lovat, Santa Eliza e Serra dos Dourados.
Colocar em dia a caderneta de vacinação ajuda a reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças que podem ser prevenidas com a imunização, seguindo as orientações e estratégias de rotina e das campanhas vigentes (influenza, dengue, resgate do HPV e Covid-19) e intensificar a vacinação contra sarampo e febre amarela até 59 anos.
“Durante a semana, muitas pessoas não conseguem se deslocar até os pontos de vacinação por causa da rotina de trabalho. Por isso, o Dia D acontece no sábado, justamente para ampliar o acesso das famílias. Nossa intenção é oferecer toda a estrutura necessária para que a campanha tenha o melhor resultado possível”, disse o secretário de Estado de Saúde em exercício, César Neves.
No dia 6 de outubro, o Paraná deu início à Campanha de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31, com a ação intensiva e abrangente neste Dia D (18). As vacinas disponíveis são: hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), pneumocócica 10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, tríplice viral (SCR), varicela, hepatite A, febre amarela, rotavírus, HPV, DTP, covid-19 e influenza.
A ação conjunta entre os governos federal, estadual e municipais pretende incentivar a população a ir até os postos ou unidades de saúde onde serão administradas as vacinas.
A data é um importante alerta para a população sobre os riscos das baixas coberturas vacinais. A imunização é uma das principais formas de prevenção de diversas doenças, podendo evitar casos graves, hospitalizações e até mesmo mortes.
Segundo César Neves, o Estado do Paraná sempre foi reconhecido por conseguir manter boas coberturas vacinais. “Esse histórico é resultado do empenho das equipes de saúde, estrutura da rede e do compromisso da população com a imunização”, disse.
(OBemdito e AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais