Brasil

Marido cruzará 11 países em motorhome para trazer esposa em estado vegetativo de volta ao Brasil

Sem recursos para pagar uma UTI aérea, o brasileiro Ubiratan Rodrigues, de 41 anos, decidiu organizar uma viagem de mais de 6.800 km por terra para transportar a esposa, Fabíola da Costa, de 32 anos, em estado vegetativo, dos Estados Unidos até Juiz de Fora (MG).

O trajeto, que deve durar cerca de 50 dias, será realizado em um motorhome adaptado, passando por 11 países, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru e Brasil, entrando pelo Acre. A viagem está prevista para começar em novembro, dependendo da aquisição do veículo adaptado, programada para o fim de outubro.

Fabíola sofreu um mal súbito em setembro de 2024, com três paradas cardíacas e perfuração pulmonar durante a reanimação. A falta de oxigênio no cérebro resultou em danos severos, deixando-a em estado vegetativo. Apesar de reagir a estímulos e se movimentar, ela necessita de cuidados integrais.

“Essa é a única saída viável hoje. Nossa esperança está em voltar para Juiz de Fora e contar com o apoio da família e do SUS. Estamos esgotados emocional e financeiramente. Não dá mais para esperar”, afirmou Ubiratan.

O marido elaborou um plano de viagem que evita áreas de risco, como regiões desérticas dos Estados Unidos, e prioriza trechos com infraestrutura hospitalar, mesmo que isso aumente o trajeto em até 30%. O motorhome será adaptado com cama fixa, suporte para traqueostomia, oxigênio e equipamentos médicos.

Desde o mal súbito, Ubiratan deixou o trabalho como caminhoneiro para cuidar integralmente de Fabíola e dos três filhos, de 5, 14 e 17 anos. O transporte aéreo teria custo estimado entre 50 mil e 200 mil dólares, enquanto o motorhome adaptado custa cerca de R$ 200 mil.

O Public Affairs Office of U.S. Customs and Border Protection informou que viagens internacionais por terra com pacientes e equipamentos médicos são geralmente permitidas, desde que cumpridas as regulamentações de cada país e apresentadas as documentações necessárias para veículos e viajantes.

(OBemdito com informações da TNOnline)

Rudson de Souza

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

3 horas ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

4 horas ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

4 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

4 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

5 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais