A mudança nas condições atmosféricas ocorre devido à combinação de calor e umidade elevados (Foto Danilo Martins/OBemdito)
O tempo segue abafado e com temperaturas elevadas em Umuarama e em toda a região Noroeste nesta quinta-feira (16), conforme o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Ao longo do dia, há formação de nuvens e possibilidade de pancadas rápidas de chuva, especialmente entre a tarde e o início da noite.
Segundo Kneib, a mudança nas condições atmosféricas ocorre devido à combinação de calor e umidade elevados, somada à aproximação de instabilidades vindas do Paraguai e da Argentina.
Apesar disso, o meteorologista reforça que não há previsão de temporais severos, apenas chuvas isoladas e passageiras.
“Essas pancadas são mais rápidas e localizadas. O tempo continua abafado, com máximas acima dos 32 °C em vários municípios do Noroeste do estado”, explicou o meteorologista.
Durante a noite, as áreas de instabilidade perdem força, mas o tempo deve voltar a ficar instável na sexta-feira (17), com chuvas um pouco mais organizadas entre o fim da tarde e o sábado (18).
Em Umuarama, os termômetros variam entre 22°C e 32°C nesta quinta-feira. Na sexta (17), as temperaturas ficam entre 22°C e 31°C, e a chuva tende a se espalhar mais pela região no sábado (18), quando a máxima não deve passar dos 26°C.
No domingo (19), o sol volta a aparecer, e a mínima pode cair para 16°C, trazendo um alívio momentâneo no calor.
A partir da próxima semana, o sol deve voltar a predominar em Umuarama e em boa parte da região Noroeste.
As temperaturas serão elevadas, com dias de calor mais intenso e pouca chance de chuva.
O tempo firme será favorecido pela presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que mantém o ar mais seco e dificulta a formação de nuvens de chuva.
| Data | Dia | Máxima | Mínima | Condição |
|---|---|---|---|---|
| 16/10/2025 | Quinta-feira | 32°C | 22°C | Parcialmente nublado com chuvas |
| 17/10/2025 | Sexta-feira | 31°C | 22°C | Parcialmente nublado com chuvas |
| 18/10/2025 | Sábado | 26°C | 20°C | Chuva |
| 19/10/2025 | Domingo | 26°C | 16°C | Sol |
Fonte: Simepar
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais