Paraná

Ação do Outubro Rosa leva informação e acolhimento à população de Perobal

A Praça Curitiba, em Perobal, se transformou em um espaço de cuidado, acolhimento e conscientização, na noite desta sexta-feira (10). A ação “Paradinha na Praça Curitiba”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Prefeitura de Perobal, fez parte da programação do Outubro Rosa 2025 e reuniu dezenas de moradores em torno da causa da prevenção ao câncer de mama.

Ação de saúde e bem-estar na Praça Curitiba

A “Paradinha” começou às 18h, oferecendo uma série de atendimentos gratuitos voltados à saúde feminina. A equipe realizou serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação odontológica, agendamento de testes rápidos, bem como orientações sobre o Cadastro Único. A ação ocorreu em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além dos atendimentos, o evento contou com atividades recreativas abertas ao público, que garantiram momentos de descontração e integração entre os participantes. A proposta foi criar um ambiente leve e informativo, aproximando a comunidade dos serviços de saúde e, além disso, incentivando hábitos de autocuidado.

Conscientização e diagnóstico precoce

A iniciativa teve como objetivo principal enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, do mesmo modo, incentivar as mulheres a manterem seus exames em dia. Também buscou estimular o acompanhamento regular nas unidades de saúde do município.

A “Paradinha na Praça” foi mais do que um evento: representou um gesto de cuidado coletivo e uma forma de aproximar a população da rede pública de saúde.

“O grande objetivo de ações como essa é oferecer acolhimento e informação sobre os serviços disponibilizados à população. Com foco especial na prevenção ao câncer de mama”, destacaram os organizadores.

Programação do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha internacional que busca conscientizar sobre o câncer de mama, uma das doenças que mais atingem mulheres no mundo. Em Perobal, a mobilização segue ao longo do mês com atividades nas unidades de saúde, palestras educativas e mutirões de exames realizados em diferentes pontos da cidade.

Essas ações têm o propósito de ampliar o acesso à informação e incentivar o diagnóstico precoce, considerado essencial para aumentar as chances de cura.

Câncer de mama no Paraná

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 3.650 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Paraná em um ano — o que equivale a aproximadamente dez casos por dia, ou um a cada duas horas e meia.

Dados do Ministério da Saúde indicam ainda que o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado sofreu uma queda de 27% em seis anos. Passando de 201 mil exames em 2016 para 146 mil em 2021, último levantamento disponível.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que mulheres a partir dos 40 anos façam o exame de mamografia regularmente. Os especialistas consideram o procedimento a principal forma de detectar o câncer de mama em estágios iniciais, quando as chances de tratamento e cura são maiores.

Leia também: Umuarama batizou antigo distrito com nome inspirado em uma árvore: Perobal

Alex Nascimento

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

15 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

39 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

59 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais