Umuarama

“Qualifica Paraná” chega a Icaraíma com curso gratuito de climatização e refrigeração

A cidade de Icaraíma recebeu nesta quarta-feira (9) a unidade móvel do Programa Qualifica Paraná, iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (Setr-PR) em parceria com o Senai.

A carreta-escola, equipada com moderna estrutura para aulas práticas e teóricas, oferece gratuitamente o curso “Noções de Climatização Residencial e Refrigeração Comercial”.

Com início previsto para o dia 15 de outubro, o curso tem como foco a formação técnica de trabalhadores interessados em ingressar ou se atualizar em uma área com alta demanda no mercado de trabalho.

A capacitação é totalmente gratuita e aberta aos moradores de Icaraíma e região. As inscrições seguem abertas na Agência do Trabalhador do município até o preenchimento das vagas.

De acordo com a equipe local, o objetivo é ampliar as oportunidades de qualificação profissional e fomentar a empregabilidade na cidade.

“É uma chance concreta de aprender uma profissão valorizada, com possibilidade real de inserção no mercado”, destacou um representante da Agência do Trabalhador.

Durante o curso, os participantes terão contato com conceitos fundamentais de instalação, manutenção e funcionamento de sistemas de climatização e refrigeração, além de práticas de segurança e eficiência energética.

A proposta é preparar os alunos para atuar tanto de forma autônoma quanto em empresas do setor, que vem apresentando crescimento constante devido ao aumento da demanda por conforto térmico e conservação de alimentos.

O Programa Qualifica Paraná leva cursos profissionalizantes a diversas cidades do estado por meio de carretas adaptadas, que funcionam como salas de aula itinerantes.

A iniciativa busca aproximar a formação técnica das comunidades, especialmente em municípios menores, onde o acesso a cursos presenciais é mais limitado.

Com ações como essa, o Governo do Estado deseja alcançar o compromisso com a geração de emprego e renda, valorizando o trabalho e estimulando o desenvolvimento regional, além de oferecer novas perspectivas de futuro para os paranaenses.

Alex Nascimento

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

1 hora ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

2 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

2 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

3 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

3 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais