Umuarama

Umuarama: Novo decreto amplia ocupação de igrejas para até 70% da capacidade

Por meio do decreto municipal 282/2021, a Prefeitura de Umuarama adequou as medidas de enfrentamento da pandemia de coronavírus (covid-19) que devem ser observadas no município.

A principal alteração sobre o decreto anterior (277/2021) é a recomendação do cumprimento à resolução 927/2021 e suas alterações, da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), quanto à ocupação dos templos religiosos.

Entre as determinações a norma diz que “no espaço destinado ao público deve ser observada a ocupação máxima de 70%, garantido o afastamento mínimo de um metro entre as pessoas, em todas as direções”.

Destaca ainda que as atividades religiosas devem observar as demais normativas vigentes a respeito das medidas de prevenção e recomenda que, sempre que possível, os líderes religiosos e a população prefiram realizar atos religiosos de forma não presencial.

Conforme o decreto, o funcionamento das escolas e universidades públicas e privadas, para aulas presenciais, deve respeitar a resolução nº 735/2021 e suas alterações, também da Sesa, que atualizou as medidas de prevenção, monitoramento e controle da covid-19 nas instituições de ensino do Paraná.

As atividades escolares devem ser disponibilizadas prioritariamente na modalidade presencial, sem prejuízo da modalidade on-line (remota), conforme opção dos pais ou responsáveis pelo aluno, ou em casos de comorbidades (a critério médico).

A resolução estabelece, entre outras medidas e condutas, o distanciamento de um metro entre crianças, professores e funcionários das escolas nas áreas comuns (pátio, refeitório e acessos), em filas e atividades físicas, e recomenda atenção para evitar aglomerações.

O decreto mantém o estado de calamidade pública e a situação de emergência em saúde no município, e regula os eventos presenciais, exigindo respeito às medidas de prevenção, controle sanitário e limites estabelecidos em atos normativos próprios e da Secretaria de Estado da Saúde.

No desenvolvimento de qualquer atividade em espaço público ou privado de uso público é obrigatório uso de máscara e a disponibilização de álcool 70% para higienizar mãos e superfícies. Traz, ainda, orientações para os veículos de transportes público e penalidades para infrações, passando a vigorar a partir da sua publicação em órgão oficial, nesta quinta-feira (4).

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais