Foto: Assessoria TRE-PR
Mais de 17 mil eleitores do Paraná devem comparecer às urnas neste domingo (5) em eleições suplementares. A votação, marcada entre 8h e 17h, ocorre em três municípios: São João, São Tomé e Cruzeiro do Iguaçu. O processo é regulamentado por resoluções específicas do TRE-PR.
Em São João, 8.945 pessoas aptas ao voto escolherão entre duas chapas: Joni Zanella Ferreira e Fabiana Mioranza, ou Altair José Gasparetto (Vadeco) e Quitéria Machado. No município de São Tomé, 4.874 eleitores decidirão entre João Paulo Travassos Raddi (João Paulo Fogo) e Osmir dos Santos (Osmir do Pátio), ou Vagner Polizel (Paraíba) e Elvis Pereira.
Já em Cruzeiro do Iguaçu, 3.536 votantes terão dois nomes à disposição: Dilmar Turmina, com Vonei Vacca, e Jean Carlos Cardoso, com Alvir Guyss. Os candidatos eleitos serão diplomados pela Justiça Eleitoral até 24 de outubro. A posse será definida pelas respectivas Câmaras Municipais.
As etapas de preparação das urnas começaram nesta semana. A geração de mídias, etapa que garante o funcionamento dos equipamentos, foi iniciada em Cruzeiro do Iguaçu na terça-feira (30). O procedimento seguiu em todas as cidades nesta quarta-feira (1º).
Além disso, a Justiça Eleitoral realizou cerimônias de carga e lacração das urnas. O processo garante transparência e fiscalização, com participação de partidos, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil.
No dia da votação, o eleitor pode usar camisetas, adesivos e botons que expressem apoio individual. Contudo, manifestações coletivas ou organizadas permanecem proibidas.
É vedado, por exemplo, realizar boca de urna, distribuir material de propaganda ou promover aglomerações com vestimentas padronizadas. O porte de armas perto das seções só é permitido a forças de segurança autorizadas.
Também não será permitido o uso de celulares, câmeras ou filmadoras na cabina de votação. O objetivo é proteger o sigilo do voto. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com apoio de alguém de confiança.
A Justiça Eleitoral reforça que documentos oficiais com foto são obrigatórios. O e-Título é válido apenas para eleitores com cadastro biométrico. Assim, o pleito deste domingo definirá as lideranças de três municípios paranaenses, em um processo acompanhado de perto por eleitores e autoridades.
(OBemdito com informações TRE-PR)
Leia também: MP cobra devolução de R$ 1 milhão de deputado Ricardo Arruda por esquema de “rachadinha”
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais