Fiéis de Umuarama iniciam novena em honra a São Francisco de Assis (Foto Danilo Martins/OBemdito)
A Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama, abre nesta quinta-feira (25) a novena em honra ao padroeiro, após mais de dois meses de peregrinação da imagem do santo pelos 24 setores da comunidade. A missa de abertura será às 19h30, na Igreja Matriz, e marca o início oficial das celebrações que se estendem até 5 de outubro.
Serão 67 dias de visitas missionárias e oração, com o objetivo de fortalecer os laços de fraternidade, promover a paz e incentivar o cuidado com a criação. O tema central da novena de 2025 será o versículo do Cântico das Criaturas: “Louvado sejas, meu Senhor, por todas as tuas criaturas”.
As missas da novena acontecerão diariamente até 3 de outubro, sempre às 19h30, refletindo sobre elementos da criação, como sol, lua, água, vento, fogo e terra. Entre os celebrantes convidados estão padres e frades de diferentes regiões do Paraná.
No dia 4 de outubro, Solenidade de São Francisco de Assis, a missa solene das 9h30 será presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho. As celebrações serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da paróquia (@matrizsaofrancisco, no Facebook e YouTube).
Além das celebrações, a comunidade organiza a tradicional quermesse, entre 26 de setembro e 2 de outubro, na Rua Cambé, próxima à Avenida Maringá. O cardápio terá pizza, cachorro-quente, espetinhos, sorvetes, bombons e bebidas, preparados por voluntários da paróquia.
No dia 4 de outubro, após a missa solene, haverá almoço festivo nos salões Santa Clara, Frei Estevão e na Rua Cambé. O convite custa R$ 60 e inclui costela desossada, frango, arroz, mandioca, farofa e saladas.
Às 17h, será realizada a tradição franciscana da bênção dos animais e plantas, em frente à Igreja Matriz, reforçando a imagem de São Francisco como patrono da ecologia.
O encerramento da festa será no dia 5 de outubro, às 16h, com o leilão de gado na Sociedade Rural de Umuarama, presencial e online. A arrecadação será destinada às atividades missionárias e sociais da paróquia, especialmente ao Projeto Mais Vida.
(OBemdito com informações da assessoria da Paróquia São Francisco de Assis)
Os vereadores de Umuarama aprovaram a inclusão da terça-feira de Carnaval como feriado municipal e…
Um menino autista de 7 anos mobilizou as equipes da Polícia Militar (PM) no bairro…
Um carro caiu no buraco de uma grande escavação aberta para a implantação da nova…
Um ciclista sofreu um traumatismo crânio encefálico (TCE) grave após se envolver em uma colisão…
A Prefeitura de Umuarama realizará uma ‘Operação Bota-Fora’ para recolher móveis velhos, materiais inservíveis e…
Duas pessoas ficaram envolvidas em um sinistro de trânsito na manhã desta segunda-feira (31), na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais