Presidente do TJPR, Lídia Maejima, é recebida pelo prefeito Fernando Scanavaca (Foto Prefeitura de Umuarama)
A presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lídia Maejima, esteve em Umuarama nesta terça-feira (23) para uma visita institucional.
Empossada em fevereiro deste ano como a primeira mulher a assumir o comando do tribunal, Maejima foi recepcionada pelo prefeito Fernando Scanavaca, que agradeceu a atenção do Judiciário às demandas da região.
Com mais de 40 anos de atuação na magistratura, a desembargadora foi eleita para presidir o TJPR no biênio 2025/2026. Ela já atuou como juíza na Comarca de Pérola, onde conheceu o prefeito Scanavaca.
Durante a agenda em Umuarama, Maejima coordenou o evento Conexão Encoraj, realizado na sala do júri do Fórum local. No encontro, servidores da Justiça apresentaram sugestões para aprimorar a prestação jurisdicional.
Lidia Maejima, filha de Miguel Takamichi Maejima e de Izabel Fukuju Maejima, nasceu no dia 22 de fevereiro de 1960, em Arapongas/PR. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, turma de 1981.
Lidia Maejima entrou na carreira da magistratura paranaense mediante concurso público. Nomeada em 19 de junho de 1984, atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu.
Após novo concurso, como juíza de Direito, judiciou nas comarcas de Pérola, Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina.
No dia 31 de agosto de 2007, foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Lidia Maejima lecionou as disciplinas de “Direito Civil” e “Introdução ao Estudo do Direito” na Faculdade de Direito da Universidade Paranaense (Unipar).
Na Escola da Magistratura do Paraná (Emap) de Londrina, lecionou “Deontologia do Magistrado”, “Direito de Família e Sucessões” e “Prática de Processo Penal”.
Como segunda vice-presidente do TJPR durante o biênio 2017/2018, a desembargadora Lidia Maejima esteve, em 29/07/2017, na cidade de Bandeirantes, onde reuniu-se com o prefeito municipal à época, Lino Martins, e demais autoridades da justiça, para tratar sobre o projeto “Criança e Adolescente Protegidos no Estado do Paraná”.
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais