Umuarama

Cemitérios de Umuarama recebem manutenção para Dia de Finados

A pouco mais de um mês do Dia de Finados (2/11), a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) intensificou os preparativos para receber o grande fluxo de visitantes esperado na data. Os serviços abrangem tanto o cemitério municipal da sede quanto os distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza.

Equipes realizam limpeza das ruas e áreas comuns, roçada da grama e pintura de estruturas como banheiros, cruzeiro e capelas mortuárias, além de uma organização geral dos espaços internos. Nos últimos dias, a área externa do cemitério também recebeu serviços de roçada e limpeza.

“Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, estamos realizando toda a manutenção necessária para receber bem os visitantes no Dia de Finados, com mais conforto e comodidade”, disse o diretor-presidente da Acesf, Benedito Moreno dos Santos.

Ele também orientou as famílias sobre prazos e cuidados. “É importante que as pessoas que têm familiares sepultados fiquem atentas para realizar reformas, pinturas e limpezas dos túmulos com antecedência, além de evitar o acúmulo de água para combater o mosquito da dengue”, ressaltou.

Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, é uma data dedicada à memória e homenagem aos entes queridos que já faleceram. No Brasil, a tradição envolve visitas a cemitérios, onde famílias levam flores – especialmente crisântemos e rosas brancas – e realizam limpezas nos túmulos.

Muitas pessoas também participam de missas e cultos ecumênicos, que oferecem momentos de reflexão e conforto espiritual.

A data, mais do que um momento de tristeza, transforma-se em uma ocasião para celebrar a vida e manter viva a lembrança daqueles que se foram, reforçando os laços afetivos que transcendem a morte.

Em muitas cidades, os cemitérios ficam especialmente movimentados, com atmosfera de recolhimento e respeito, enquanto famílias de diferentes gerações se reúnem para honrar suas histórias e ancestrais.

(OBemdito com informações da Prefeitura de Umuarama)

Rudson de Souza

Recent Posts

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

34 minutos ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

47 minutos ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

1 hora ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

2 horas ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 horas ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais