Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama lança nesta semana o Programa População Sem Dívida, instituído pela Lei Complementar 594/2025, para incentivar o pagamento de débitos tributários e não tributários em atraso, inscritos ou não em dívida ativa e anteriores a 31 de dezembro de 2024.
Com a renegociação, o município espera facilitar que o contribuinte possa quitar seus débitos e voltar a investir na cidade. Para o prefeito Fernando Scanavaca, muitas vezes o contribuinte quer colaborar com o desenvolvimento da cidade, mas não consegue por conta das pendências com o município.
“Com o Programa População Sem Dívida, criamos condições para o pagamento dos débitos tributários de forma mais tranquila, com desconto de juros e mora, liberando o contribuinte de restrições para que ele possa investir ainda mais”, apontou o prefeito.
Outro efeito aguardado com o programa é a redução no grande volume de processos judiciais, decorrentes de débitos tributários, tanto na Procuradoria-Geral do município quanto perante as Varas da Fazenda Pública da Comarca de Umuarama.
A partir da aprovação do programa na Câmara de Vereadores, a Procuradoria do município passou a contatar contribuintes interessados em renegociar débitos. “Novos processos só serão abertos quando forem esgotadas todas as tentativas de solução. Mas para isso, é muito importante que o contribuinte esteja com o seu cadastro atualizado junto ao município”, alertou a secretária da Procuradoria-Geral, Rosane Meyer.
A adesão ao ‘População Sem Dívida’ será feita por opção do contribuinte, seja ele pessoa física ou jurídica. “Débitos já parcelados poderão ser incluídos na negociação apenas se houver saldos vencidos e não quitados, consolidados no montante total do novo parcelamento”, explicou a secretária da Fazenda, Andreia de Paula Guimarães. “O contribuinte em débito não pode perder essa oportunidade de negociar e regularizar sua situação”, reforçou.
O prazo para adesão será aberto nesta segunda-feira, 22, e se estenderá até 20 de novembro deste ano. Conforme a lei, os débitos poderão ser pagos com os seguintes benefícios:
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais