Paraná

Seminário na Amerios discute desigualdades étnico-raciais na educação

No próximo dia 25 de setembro, Umuarama recebe o seminário de formação “Superação das Desigualdades Étnico-Raciais e do Racismo nos Ambientes de Ensino”, no auditório da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios).

O evento terá como eixo o PNERQ (VAAR-Fundeb): teoria e prática para captação de recursos, com o objetivo de discutir caminhos para uma educação mais inclusiva. A programação prevê espaços de reflexão e troca de experiências voltados à redução das desigualdades e ao combate ao racismo nos ambientes escolares.

Segundo os organizadores, a proposta é oferecer uma formação prática e teórica que permita aos gestores e educadores compreenderem como acessar recursos disponíveis no Fundeb, além de fomentar políticas públicas voltadas à equidade. A participação é gratuita, mediante inscrição online (clique aqui). Os inscritos que alcançarem presença mínima de 70% receberão certificado por e-mail.

O seminário é realizado em parceria pelo município de Cafezal do Sul, pela Amerios, pela Consepir (Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial) e pela Secretaria de Educação e Cultura de Francisco Beltrão, e contará com a presença do presidente do Conselho da Igualdade Racial do Paraná, Aloísio do Nascimento.

A iniciativa também conta com apoio do Conselho Municipal da Igualdade Racial (CMIR), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e da Secretaria de Educação e Cultura de Cafezal do Sul.

A expectativa é reunir educadores, gestores e representantes de conselhos municipais em um espaço de diálogo sobre práticas pedagógicas inclusivas. “Será um momento de aprendizado e troca de experiências imperdível”, reforçam os organizadores.

A Amerios está localizada na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, 2261, Zona I. O encontro será realizado em dois períodos: das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h.

Leia também: Expo Icaraíma promete noite memorável com show de Rionegro & Solimões

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

3 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

4 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais